Concepção positivista e concepção ética do direito

Páginas: 3 (573 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2014
Concepção positivista e concepção ética do direito
Para saber e entender a relação entre direito e justiça, teremos que responder a seguinte pergunta: qual o fundamento do direito? Sabemos que foramformuladas diversas doutrinas porem podemos ressaltar somente duas a concepção naturalista ou positivista do direito e a concepção humanista ou ética do direito. As doutrinas positivistas têmcaracterísticas comuns por considerar o direito como um fato semelhante aos fenômenos naturais e deve ser estudado pelos processos das ciências físicas e naturais. Como pode se observar nesse sentindo háuma concepção naturalista e não tem conhecimento do direito em princípios de ordem moral ou valores, como a justiça. Já as doutrinas vinculadas a concepção ética ou humanista consideravam o direito e aatividade humana como realidade de natureza diferente dos fenômenos físicos e atribuem ao direito fundamentos éticos, pelos princípios de justiça ou valores semelhantes.
Nas concepções positivistaspode-se considerar o direito e sua forma obrigatória como um fato, porém é necessário distinguir suas concepções em três tópicos o positivismo filosófico, o positivismo científico e o positivismojurídico propriamente dito e nas concepções éticas considera-se o direito como um meio para realizar justiça mas temos que representa-las também em doutrinas clássicas do direito natural, doutrina clássicade direito natural abstrato e doutrina da cultura ou dos valores.
Segundo o positivismo filosófico as correntes do positivismo jurídico contemporâneo ligam-se, em geral a uma concepção filosófica,onde pode ser encontradas no pensamento antigo. Augusto Comte sistematizou e explicou que a natureza e o caráter próprio da filosofia positiva é indispensável considerar a marcha progressiva doespirito humano. Augusto Comte percebeu que essa evolução passa por três estados teóricos diferentes o estado teológico ou fictício, o estado metafísico ou abstrato e o estado científico ou positivo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONCEPÇÃO ETICA
  • Eco Design Concepção Ética
  • Concepção ética de justiça
  • origem e concepção da sociologia no direito
  • Uma concepção multicultural dos direitos humanos
  • O que é justiça na concepção do direito
  • Por uma concepção multicultural de direitos humanos
  • Concepção multicultural de direitos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!