Concepção de infância e de educação infantil: um olhar diferenciado na umei mãe margarida

Páginas: 18 (4315 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2012
CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR DIFERENCIADO NA UMEI MÃE MARGARIDA
 
SOUSA, Gleicy Aparecida de – UFMT
gleicysousa@hotmail.com.br
 
RODRIGUES, Eglen Silvia Pipi – UFMT
eglenrodrigues@gmail.com
 
 
Grupo de Trabalho: Educação Infantil
Agência Financiadora: não contou com financiamento
 
Resumo
O texto aqui apresentado refere-se a um relato de experiência quebuscou investigar as concepções de infância e educação dos profissionais de uma Unidade Infantil, no intuito de discutir a importância do espaço educativo, bem como o fundamental papel que o professor/educador tem para o bom desenvolvimento cognitivo, social, afetivo na vida de uma criança. O objetivo principal do trabalho aqui apresentado delimita-se em responder ao seguinte questionamento: “Opedagogo realmente sabe definir seu papel frente à educação infantil?”. Tal pesquisa se configura relevante, por permitir uma comparação entre a infância no passado, com a infância apresentada por documentos e autores/pesquisadores desta temática, buscando entender a infância dos dias atuais. Este trabalho é resultado de um estudo realizado a partir de leituras referentes às diretrizes curricularesnacionais propostos para as escolas e autores que cujo eixo temático é a infância. Trata-se de uma pesquisa caracterizada pela compreensão da situação do objeto de estudo, analisando seu processo de desenvolvimento. A coleta de dados ocorreu por meio de observação e aplicação de um questionário com questões voltadas à educação infantil. A abordagem metodológica escolhida foi o estudo de caso quepossibilitou verificar as concepções e os conhecimentos por parte dos professores no que diz respeito à infância, à educação infantil. O lócus da pesquisa realizada foi a instituição de ensino Mãe Margarida, situada no município de Rondonópolis (MT), tendo como sujeitos do processo investigativo quatro educadores. Os resultados obtidos demonstram que há na instituição uma valorização da criança nessafase da infância e que se buscam alternativas para se melhorar a cada dia esse processo.

Palavras chave: Criança. Educação Infantil. RCNEI.


Introdução


A infância corresponde a uma fase de grande importância na vida de todo ser humano. No que se refere às finalidades de um espaço formal educativo, planejado para atender o público da educação infantil, este deve CUIDAR,contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar) e também de EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança. Além disso, muitas vezes, a vivência em um espaço de educação infantil representa para muitas crianças um período da vida onde elas estabelecem o primeiro contato entre outras pessoas (crianças e/ou adultos), momento esse, emque as relações sociais começam a se ampliar.
Esse período da infância possui determinantes importantes para que as relações sociais ocorram entre os indivíduos de maneira a solucionar as diversas problemáticas existentes na sociedade atual, especialmente quando vivemos em uma realidade capitalista cuja significação de ser e de existir, muitas vezes, são substituídas pelo “ter”. Desta forma,ressalta-se a importante figura do professor, como pessoa de referência responsável pelo Cuidar e Educar da criança no espaço educativo.
Por meio das interações sociais, as crianças vão aprendendo a viver e a conviver com as diferentes situações existentes no contexto social ao qual pertencem com o auxílio dos professores no espaço de educação formal, e das diferentes habilidadesnecessárias ao bom convívio social. É possível desenvolver com as crianças um conhecimento integrado, ou seja, trabalhar com diferentes conteúdos que estimulem o desenvolvimento de uma formação omnilateral. É preciso que o professor trabalhe na perspectiva da humanização. Não basta ensinar apenas os conteúdos que proporcionem a criança realizar somas, estimar quantidades, comprar e vender. É preciso se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A concepção de infância para a educação infantil
  • EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA: O PAPEL DO PROFESSOR
  • : Concepção de infância, planejamento, métodos de alfabetização e o uso do lúdico na educação infantil
  • concepcao da educacao infantil
  • Concepção da Educação Infantil
  • CONCEPÇAO PEDAGOGICA/ EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O olhar na educação infantil
  • as culturas da infancia na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!