Concepção de aulas abertas na ef

Páginas: 12 (2974 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO

EMANUEL ROSA
JÉSSICA LOPES
JOZIANE VULPE
KATIELE MORAES
MAYNA OLIVEIRA

CONCEPÇÕES ABERTAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA


VITÓRIA
2013


1. INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste numa apresentação da abordagem de Concepções de Aulas Abertas na Educação física, a partir da leitura e análise da obra de mesmo nome, elaborada porHildebrandt e Laging.
E tem por objetivo sintetizar as idéias principais da abordagem, para que possamos relacioná-las com as demais propostas, e analisar sua aplicabilidade no contexto escolar.

3. CONTEXTO HISTÓRICO

Na Educação Física escolar as discussões sobre a metodologia do ensino tomam corpo com o movimento crítico, a partir de 1980. Neste período o Brasil situava-se historicamente nadesvinculação de sua forma de governo autoritária do período da Ditadura Militar. Esta abertura, social e politicamente motivada, trazia consigo a necessidade de novas teorias educacionais. Com isso, no campo da educação, surgiram novas teorias pedagógicas.

Fruto desse contexto, movimentos críticos na área da Educação Física se constituíram. As críticas dirigiam-se principalmente à presença,quase que única, do esporte na escola e as correntes que supervalorizavam a técnica e a aptidão física.

Uma das teorias pedagógicas crítico-progressistas que surgiu neste período, a qual abordaremos neste trabalho, é a Concepção de Aulas Abertas, idealiza por Reiner Hildebrandt e Ralf Laging na Alemanha e introduzida no Brasil em 1986 pelo próprio Reiner Hildebrandt-Stamann juntamente com JürgenDieckert, com a Obra Traduzida Concepções abertas no ensino de educação física (HILDEBRANDT; LAGING, 1986).

Nesta obra os autores deixam clara a necessidade de rompimento com padrões de mensuração e rendimento atribuídos ao esporte escolar, presentes hegemonicamente no contexto educacional, e fazem destes o ponto de partida para a problemática apontada.

“O desinteresse geral, a falta demotivação, o aborrecimento de nossos alunos (e ainda mais de nossas alunas) para com e no esporte escolar não é uma ficção, mas uma realidade que deverá fazer pensar todos nós, atuantes na pedagogia do esporte e no esporte escolar “ (HILDEBRANDT; LAGING, 1986, p. viii).

4. OS AUTORES

REINER HILDEBRANDT-STAMANN: Pisou pela primeira vez em solo brasileiro em 1983. Foi convidado pelaUniversidade Federal de Santa Maria como Prof.º visitante para instalar um Curso de Mestrado em ciências de esporte com a especialidade de pedagogia do esporte. Santa Maria foi o ponto de partida para a extensão de minhas atividades a diversas outras universidades brasileiras nos 29 anos seguintes. Nos últimos anos ensinei na UFBA, onde desenvolveu junto com a Profª. Dra. Celi Taffarel e outros colegas eestudantes uma proposta curricular para a formação dos estudantes da educação física nos cursos da licenciatura. Dia 27 de agosto a UFBA vai me oferecer o título de um Professor honorífico. Ainda este ano vou lecionar nos cursos da educação física na UFBA como Profº. visitante de curto prazo. Tenho planejado continuar trabalhar na UFBA como Profº. Visitante nos próximos dois anos (2013; 2014). ODAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) sinalizou sua disposição de continuar com o financiamento deste projeto. Especialmente para 2014 estou planejando um seminário sobre o tema “Reflexões didáticas críticas sobre o futebol nas aulas de educação física nas escolas” por motivo da copa mundial de futebol no Brasil.

Formação na escola e na universidade:
a) Mestrado na ciência do esportena universidade de Kassel em 1976
b) Mestrado na ciência política na universidade de Kassel em 1976
c) Mestrado em filosofia na universidade de Kassel em 1976
d) Doutorado na ciência do esporte na universidade de Kassel em junho 1981

Núcleos de trabalho:
a) Pedagogia de escola: escola em movimento;
b) Pedagogia do movimento;
c) Pedagogia e didática da Educação Física escolar;
d)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria e concepcao de aulas abertas
  • AULAS ABERTAS
  • Aulas abertas
  • Aulas Abertas
  • Aula de ef voleibol
  • Plano de aula de ef
  • Plano De Aula Interdisciplinar EF
  • plano de aula EF

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!