Concepção da alfabetização

Páginas: 10 (2342 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Texto jornalístico na alfabetização




Concepção da alfabetização



Alfabetizar é um conceito amplo, portanto, torna-se fundamental compreender as várias concepções que o envolve, inicialmente, o ato de alfabetizar era considerado como um processo de decodificação, ou seja, através de mecanismos repetitivos o aluno decorava letras para simultaneamente ler e escrever.
No entantoexistem outras perspectivas para a alfabetização, que passa a não ser vista como algo desconexo do mundo, ela envolve um processo de construção de conhecimentos, e carrega a pretensão de reconhecer os educandos como sujeitos autônomos, críticos na sociedade para serem sujeitos ativos.
A criança elabora hipóteses que juntamente com seus conhecimentos prévios, enriquecem e dão significado aoprocesso de sua aquisição da escrita. É por esta razão que se reforça a importância de que as crianças entrem em contato com o uso social da leitura e da escrita, seja através da família, da escola, reconhecendo a função social da linguagem. Isso quer dizer, que cada sujeito deve construir e reformular continuamente seu processo de leitura e escrita.

Construtivismo e sócioconstruvismo e a Psicogêneseda linguagem escrita

Para compreender melhor essa perspectiva de construção da linguagem escrita, recorremos a teóricos construtivistas e socioconstrutivistas como Piaget e Vigotsky.
Piaget entende que para compreender o comportamento infantil, deve-se considerar que sempre esteve relacionado com o desenvolvimento do pensamento e da linguagem da criança e exerce grande importância nodesenvolvimento tanto biológico como nas relações sociais. Dessa forma, a interação com o outro e com o meio se torna essencial para a construção da identidade da criança, bem como no desenvolvimento de suas capacidades cognitivas.

Na teoria de Vygotsky a aprendizagem está relacionada ao desenvolvimento e só acontece quando o sujeito está envolvido num grupo ou meio cultural, a partir dessasexperiências vivenciadas por cada indivíduo, o significado de uma palavra pode carregar sentidos diferentes a partir de uma situação que ela vivencia.

Vygotsky (2000), O pensamento e a linguagem, não podem ser estudados separadamente, mas fazer o estudo do desenvolvimento, do funcionamento e da estrutura de cada uma dessas unidades, considerando que pensamento e fala está inter-relacionada.

"As formasmais elevadas da comunicação humana somente são possíveis porque o pensamento do homem reflete uma realidade conceitualizada" (VIGOTSKI, 2000, p. 7 e 8),

Ou seja, a fala só existe porque o homem tem a capacidade de pensar sobre a realidade e ele só pensa porque interage e usa a linguagem como comunicação com o outro e com o meio externo.

Para o sócio construtivista o papel da linguagem éfundamental. Mais do que uma simples auxiliar do pensamento, ela é uma poderosa "ferramenta cultural", capaz de modificar os rumos do desenvolvimento. O processo de aquisição de todos esses instrumentos é essencialmente dependente das interações das crianças com os outros, especialmente com adultos que utilizam e dominam as diferentes linguagens simbólicas.
Estes autores foram fundamentais para queEmília Ferreiro e Ana Teberosky construíssem o conceito da Psicogênese da Linguagem Escrita.
Baseado nestas questões sobre aprendizagem, podemos agregar os estudos da Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro (1985), que vieram estabelecer níveis progressivos para o desenvolvimento da escrita e que ajudam a melhor identificar a etapa vivenciada por cada sujeito em determinado espaço detempo.
A criança não chega à escola sem saber nada, pois traz consigo sua bagagem histórica, cultural e social. Assim sendo, devemos trabalhar a partir do que a criança nos mostra que sabe, ou seja, o que ela já domina, e assim tornar a aprendizagem mais desafiadora.
O processo de alfabetização depende também das experiências prévias de cada 4alfabetizando, que acontecem antes mesmo da educação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • : Concepção de infância, planejamento, métodos de alfabetização e o uso do lúdico na educação infantil
  • minha concepção
  • Alfabetização
  • alfabetizaçao
  • Alfabetização
  • Alfabetização
  • Alfabetização
  • Alfabetizaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!