Concentração de renda

Páginas: 16 (3973 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014
VI


CONCENTRAÇÃO DA RENDA E REALIZAÇÃO
DA ACUMULAÇÃO: AS PERSPECTIVAS CRÍTICAS





Convém discutir, agora, a questão de se o estágio a que chegou a economia capitalista do Brasil, com um grau de concentração da renda como o detectado pelo Censo Demográfico de 1970, constitui um problema crítico para sua ulterior expansão. Até que ponto, encarando-se o problema estritamente do ângulodas possibilidades estruturais e desprezando-se qualquer ótica reformista, uma renda extremamente concentrada é benéfica ou é um risco para a expansão capitalista? Aqui se faz a ligação com a questão da realização da mais-valia e da acumulação: que significado tem, em termos de mercado, uma renda tão concentrada; gera um mercado suficiente para realizar a acumulação, compatível com o nível dedesenvolvimento das forças produtivas?
A controvérsia sobre os efeitos da concentração da renda no desenvolvimento econômico não tem produzido resultados muito positivos, principalmente pelo fato de que a discussão tem sido muito mais ideológica que científica. A influência neoclássica de não reconhecer a distribuição como um tema da economia vingou durante muito tempo, prejudicando sensivelmentea abordagem do assunto e afastando dele os melhores esforços teóricos. Por outro lado, na discussão não tem predominado um critério de homogeneidade tanto de universo conceituai como de sistemas de referência: frequentemente, são propostos esquemas de distribuição próprios de um sistema socialista pata avaliar o padrão de distribuição vigente em economias capitalistas; mas, na verdade, esse tipode discussão coloca falsos dilemas sobre a correlação entre distribuição da renda e expansão em economias capitalistas.
Uma maneira de abordar o tema seria tentar verificar até que ponto a expansão do capitalismo no Brasil reproduz a história da construção do capitalismo nos países centrais. Kuznets, um dos poucos estudiosos sistemáticos do assunto, assinala que os primeiros estágios deindustrialização e urbanização são marcados, nos países centrais, por um incremento da desigualdade. Tal incremento se funda, em primeiro lugar, pela perda de importância relativa do produto rural – onde a desigualdade era menor nos países com forte estrato camponês – no produto total, e, por oposição, pela maior contribuição absoluta e relativa do produto não agrícola (indústria + serviços) onde adesigualdade é maior. A razão de que a desigualdade aumenta na passagem da economia de rural para urbano-industrial, que Kuznets não comenta, é evidentemente dada pela ampliação do “exército industrial de reserva” e consequente aumento da taxa de exploração do trabalho. Os estudos seculares de Kuznets revelam, no entanto, que a desigualdade declina com a continuidade do desenvolvimento nos paísescapitalistas, e a razão empírica que ele encontra - embora não a elabore teoricamente - é que, a partir de certo momento, a renda real per capita dos estratos mais baixos cresce mais velozmente que a dos demais estratos. Teoricamente, diz Kuznets, essa declinação iria contra a acumulação, pois que uma renda concentrada em poucos possuidores, tendo esses possuidores uma alta propensão a poupar,favoreceria a acumulação; no entanto, sem que seja encontrada uma razão teórica forte, a tendência à diminuição da desigualdade, longe de causar danos à acumulação, terminou por conferir dinamicidade ao sistema como um todo. Como se operou a reversão da tendência? Segundo Kuznets, não há nenhuma automaticidade no sistema que leve a ela; isto é, a tendência intrínseca seria para continuar aumentando aconcentração da renda. A reversão, segundo o mesmo autor, operou-se tendo como fator principal a organização dos trabalhadores, e a legislação social de coibição dos excessos de exploração. A razão teórica não abordada por Kuznets, mediante a qual o capitalismo aproveitou uma reversão de sua tendência concentracionista, reside no fato de que a simples elevação dos salários acabaria por elevar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indicadores De Concentracao De Renda
  • Concentração de renda da russia
  • Globalização e a concentração de renda”
  • Monografia concentração de renda no brasil
  • Concentração de renda no brasil
  • Medidas de concentração de renda
  • Informações sobre pib per capta, idh, concentração de renda, condições de
  • Trabalho sobre pib per capita, idh, concentração de renda da china

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!