Conceituando gêneros textuais e tipologia textual

Páginas: 2 (484 palavras) Publicado: 8 de junho de 2013
CONCEITUANDO GÊNEROS TEXTUAIS E TIPOLOGIA TEXTUAL

Os gêneros textuais podem ser encarados como as diversas formas que um texto assume para cumprir determinados objetivos, ou seja, para informar.Sendo assim, podemos admitir que diferentes formas de textos fazem parte de nosso cotidiano, levando em conta que a comunicação atende a vários propósitos. Os gêneros textuais são praticamenteinfinitos, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento, em um determinado contexto.
O tipo de texto, por sua vez, é limitado, pois se refere àestrutura composicional da língua. De forma geral, temos cinco tipos textuais (narração, argumentação, exposição, descrição e injunção).
Não esqueça que em um tipo textual pode aparecer em qualquer gênerotextual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual.
Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas e assim por diante.

TIPOLOGIASTEXTUAIS
NARRAÇÃO
A narração conta um fato, que pode ser ou não inventado. Esse tipo de texto compõe-se de personagens, tempo e lugar. Normalmente, os verbos utilizados estão no tempo passado.ARGUMENTAÇÃO
A argumentação é um tipo de texto através do qual o emissor da mensagem tenta convencer o ouvinte/leitor. O texto argumentativo defende uma ideia específica.

EXPOSIÇÃO
A exposição é um tipode texto que apresenta uma ideia, uma reflexão, um conhecimento, uma explicação sobre um objeto (pessoa, fato, circunstância). Como traz informações específicas sobre um tema, também é chamada detexto informativo.

DESCRIÇÃO
A descrição apresenta um objeto do discurso (pessoa, coisa, circunstância, fato etc.), realçando suas características e pode ser objetiva ou subjetiva.

No primeirocaso, destacam-se características concretas do objeto, aproximando-o o mais possível da realidade. No segundo, o observador apresenta o objeto segundo a emoção que o envolve.

INJUNÇÃO
A injunção é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gêneros textuais e tipologia textual
  • GÊNEROS TEXTUAIS E TIPOLOGIAS TEXTUAIS
  • Tipologia e Gêneros Textuais
  • Tipologia e gênero textuais
  • Gêneros e Tipologias Textuais
  • Tipologia e Gênero Textual
  • generos e tipologias textuais
  • Tipologia e gêneros textuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!