CONCEITUANDO FILOSOFIA E ENUMERANDO SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS.

Páginas: 13 (3078 palavras) Publicado: 31 de julho de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA







NILSON SERGIO LIMA







conceituando FILOSOFIA E enumerando SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS.












Arari-MA
2012
NILSON SERGIO LIMA











conceituando FILOSOFIA E enumerando SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS.Trabalho apresentado ao Curso de Bacharel em Administração Pública da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, para obtenção de nota na primeira atividade da disciplina Filosofia e Ética.












Arari-MA
2012

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda o conceito de filosofia com uma perspectiva de tentar sumarizar pelo entendimento acadêmico filosófico/científico ao longo dos temposesta arte pelo amor e pela sabedoria enumerando-a desde o seu desenvolvimento na Grécia até os dias atuais, para entendermos e compreendermos de forma crítica e reflexiva toda forma de conhecimento adquirido pelo intelecto humano através de experiências, fé e experimentos científicos.

2 DESENVOLVIMENTO

A forma de se pensar filosofia é filosofando e interagindo com seus autores através daanálise crítica na construção do saber, desenvolvido ao longo dos tempos, principalmente no que se refere a busca da verdade. Então, a filosofia tem sua essência na indagação de visão de mundo, sabedoria de vida, esforço racional sistemático, rigoroso e fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas. Assim, a filosofia é reflexão, é crítica e é análise, tanto do mundo físico(natural), quando do mundo espiritual (religioso).
Nasce na Grécia e o seu desenvolvimento se deu em várias cidades independentes e rivais entre si, entre elas, podemos citar as cidades Estados de grande importância econômica-social daquela época: Esparta e Atenas.
Na Grécia encontramos os três maiores ícones da filosofia:
Sócrates 470/469-399 a. C
Platão 428/427-348 a. C
Aristóteles 384 a. C –322 a. C
No seu desenvolvimento é de suma importância darmos uma olhada nas diferentes características do pensamento entre Oriente e Ocidente, discorrermos os conceitos entre as várias formas de conhecimento humano (Mitologia, Teologia, Ciência, Filosofia) e também o conhecimento mais comum chamado em geral “senso comum”.
No conceito filosófico, pode-se afirmar que há filosofias de períodoshistóricos diferentes como: Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.
2.1 Filosofia Antiga
Estende-se do século VI a. C. até o século V d. C. entendendo-se três fazes na história da Filosofia Antiga:
Período Pré-Socrático ou Cosmológico;
Período Socrático ou Antropológico;
Período helenístico ou greco-romano.
A cada período da Filosofia Antigo o homem buscou compreender e responder asmais diversas indagações como a origem do mundo e as transformações da natureza – do período cosmológico para o período antropológico em que o objeto de estudo passa a ser o homem, sua vida política e moral e sua capacidade de conhecer as coisas até chegar o período greco-romano, quando começa a consolidar-se a supremacia da visão cristã, consolidando-se uma nova ética e uma política que deixa deser vista como boa. É também, nesse período que predominam as doutrinas dos estoicos (escola caracteriza-se pelo espírito de completa austeridade física e moral), dos epicuristas (escola que pode ser colocada no extremo oposto ao estoicismo) e dos céticos (se caracteriza pela postura de constante busca do conhecimento).
Ainda nesse período nasce o cristianismo, segundo (ASSMAN, P.38-39) a figuramais importante para a consolidação e crescimento de algumas doutrinas cristãs e estabelecimento em Roma foi o Apostolo Paulo de formação grega, que convenceu Pedro a estabelecer-se em Roma como chefe da nova comunidade religiosa.
Registro as seguintes indagações: de qual fonte histórica se pode afirmar que Paulo convenceu Pedro de estabelecer em Roma como chefe da nova comunidade religiosa?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principais características das áreas da filosofia
  • As principais característica da filosofia humana
  • As principais características da filosofia nascente
  • Principais caracteristica da filosofia de giordano bruno
  • principais caracteristicas
  • principais caracteristicas
  • Características da Filosofia
  • Características da filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!