conceituação de humano e suas mudanças ao longo do tempo

Páginas: 2 (364 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
O ser humano é um ser que se diferencia dos outros seres existentes na terra, porque possui capacidade de raciocinar sobre seus atos e possui liberdade de agir conforme achar oportuno, tendo em vistaas consequências desses atos.
O homem é caracterizado pela liberdade ética. Ele possui autonomia para agir livremente e tomar decisões sobre suas atitudes, por isso necessita ter responsabilidadepara refletir e conduzir seus atos de maneira que estes propiciem seu crescimento como pessoa e colaborem no convívio social. O homem que possui responsabilidade moral se baseia na reflexão ética e nocomportamento moral para conduzir sua vida e suas atividades em meio à sociedade, que estabelece normas morais, regras e obrigações que devem ser cumpridas por todos. Cada sociedade possui uma culturaprópria, um conjunto de regras morais e um modo de vida particular, e o indivíduo quando nasce, começa a aprender essas regras e normas, porém, como ele possui liberdade sobre seus atos eresponsabilidade sobre eles, vai construindo seu próprio modo de ser, construindo um caráter particular, agindo a partir da própria ideia que faz do que é certo ou errado, visando não só os interesses coletivosda sociedade mas também, seus interesses particulares individuais, tendo consciência do retorno e das consequências de seus atos.
Uma pessoa que usa sua liberdade com responsabilidade ética promove obem de si próprio e dos outros.
As concepções morais e éticas do ser humano se modificaram ao longo do tempo.





“Os pensadores da Ética medieval propunham uma moral universal obrigatóriapara toda a humanidade, que, na Grécia Antiga estava baseada em normas de validez objetiva, em supostos necessariamente verdadeiros, enquanto na Idade Média ela dependia da palavra de Deus”. (MATERIALDE APOIO)
As normas morais se modificam de uma sociedade para outra, elas se diferenciam de acordo com a época e o momento histórico que estamos vivendo. Com a globalização existe uma multiplicidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONCEITUAÇÃO DE HUMANO E SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO
  • A conceituação de humano e suas mudanças ao longo do tempo
  • conceituação de humano e suas origens ao longo do tempo
  • O ser Humano e suas mudanças ao longo do tempo.
  • As mudanças do ser humano ao longo do tempo
  • Com base nas leituras realizadas, elabore uma dissertação de, no mínimo duas páginas, apresentando a conceituação de...
  • A conceitua o de humano e suas mudan as ao longo do tempo
  • Conceituação de humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!