Conceitos e Evolu o Hist ricas portifolio hoje

1033 palavras 5 páginas
Conceitos e Evolução Históricas
Portifólio
1 Pesquise quais foram os principais Teóricos demográficos e descreva suas teorias. Procure relacionar os aspectos com estudos geográficos.
-Thomas Robert Mathus, nasceu em Rookry, em 14 de fevereiro de 1766, falecendo e, Bath em 23 de dezembro de 1834. Filho de um rico proprietário de terras, concluiu seus estudos no Jesus College, de Cambrdge em 1784, publicou diversas obras importantes onde também foi pastor; posteriormente abandonou para se casar em 1804.
A principal contribuição de Mathus para a teoria populacional está em sua primeira obra: Um Ensaio Sobre o Princípio de População; nela o economista e historiador inglês apontava para o desequilíbrio existente entre os crescimentos demográficos e a disponibilidade de recursos para o meio de subsistência.
De acordo com a Teoria Mathusiana, as populações possuíam um crescimento seguindo a linha de uma progressão geométrica, enquanto a disponibilidade de recursos e alimentos aumentava de forma aritmética, sendo assim menor, consequentemente, tem-se uma crescente miséria nas grandes concentrações populacionais. Apesar de suas previsões fundamentadas, em dados demográficos de sua época, Mathus subestimou os avanços tecnológicos nos processos de produção, onde os recursos de alimentos se ampliavam acima do previsto. Além disso, observa-se atualmente que a tendência é que as sociedades desenvolvidas gerem menos filhos, ao contrario que o economista inglês imaginava. -Karl Hunrich Marx, alemão intelectual e revolucionário, criou a doutrina conquista moderna. Atuou como economista, filósofo e historiador, teórico político e jornalista. Para muitos, é considerado o filósofo economista com maior influência para os estudiosos.
Para Marx o processo acumulação de capital está ligado a dinâmica populacional. O filósofo ainda cita que o crescimento do capital acarretará em crescimento e demanda por força de trabalho. O processo de acumulação capitalista significa uma ampliação de

Relacionados