Conceitos preliminares de avaliação

Páginas: 8 (1773 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
CONSIDERAÇÕES INICIAIS



O ato de avaliar está presente no nosso dia-a-dia, em toda e qualquer atividade humana. O ato de comparar, de julgar, ou seja, de avaliar faz parte da cultura do ser humano, seja “através das reflexões informais que orientam as frequentes opções do dia-a-dia ou, formalmente, através da reflexão organizada e sistemática que define a tomada de decisões.”(Dalben, 2005, p. 66).
Como prática extremamente organizada e institucionalizada nas escolas, a avaliação é o reflexo do modo de ser, de pensar e de agir da organização escolar, assim como representa a prática do professor. Sua existência é fruto dos anseios da sociedade, que cobra das escolas um retorno sobre a aprendizagem dos que lá são ensinados. A avaliação representa assim, uminstrumento que mede a “capacidade” do aluno em relação ao que o mesmo está aprendendo na sala de aula.
Apesar de estar formalizada nas instituições escolares, a avaliação não se sustenta por si só; ela é parte do projeto escolar, fundamentada nos objetivos da instituição escolar. Segundo Caldeira (2000, p.120)

A avaliação escolar é um meio e não um fim em si mesma; estádelimitada por uma determinada teoria e uma determinada prática pedagógica. Ela não ocorre em um vazio conceitual, mas está dimensionada em um modelo teórico de sociedade, de homem, de educação e, consequentemente, de ensino e de aprendizagem, expresso na teoria e na prática pedagógica.

Nesse sentido, a avaliação escolar tem por base toda uma concepção de ensino, de aprendizagem, desociedade e de homem que se quer formar; ela é fruto de toda uma superestrutura que tem como principal agente a inserção do educando na sociedade da qual faz parte. Na escola, a avaliação pode ser realizada de várias maneiras, entre as quais estão às provas, os trabalhos (individuais ou de equipe), as apresentações culturais e cientificas entre outras.
Assim sendo, e a partir do que foiexposto, o presente artigo tem como finalidade definir o que é a Avaliação Escolar, assim como as suas diferentes concepções, a partir de analises de material bibliográficos de estudiosas e especialistas na área de avaliação, assim como uma breve analise de documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB nº 9394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.

AVALIAÇÃOESCOLAR: Breves Considerações.



De inicio definiremos os termos avaliar e avaliação. Segundo o Dicionário Aurélio Digital Avaliar significa: determinar o valor, o preço ou a importância de alguma coisa. Já o termo avaliação, segundo o mesmo dicionário, significa: 1- Ação ou efeito de avaliar; 2- procedimento de calculo do valor de um bem; 3- estimativa; 4- valor determinado para quemavalia.
A partir desses conceitos iniciais podemos afirmar que ambos os ternos possuem uma grande abrangência, que podem se referir as diversas coisas ao mesmo tempo; assim sendo, não poderia ser diferente quanto nos referimos a uma variante da avaliação, que é a Avaliação Escolar, que é composta por dois agentes principais: o educador e o educando.
De acordo como DicionárioFundamental de Pedagogia (Iplifing, 1974, p. 50) a avaliação do desempenho dos alunos pelo professor está baseado na classificação sistemática, bem como a interpretação apreciativa dos modos de conduta e das propriedades dos alunos, que são de fundamental importância para a melhoria das atividades escolares e educativas. Nessa definição inclui-se a necessidade de observação prolongada do comportamentodos alunos durante o ensino, no levantamento sistemático de dados por meio de testes e trabalhos escritos, além do dialogo pessoal com o aluno.
Nessa primeira concepção de avaliação, que muitos estudiosos denominam de Avaliação Tradicional, o principal instrumento utilizado pelo professor para avaliar os alunos são os testes e/ou as provas. A nota máxima só pode ser alcançada se o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONCEITOS PRELIMINARES
  • Conceitos de avaliação
  • CONCEITO DE AVALIAÇÃO
  • Gerencia de projetos: conceitos preliminares
  • avaliação preliminar
  • Eco Conceitos Preliminares Ec
  • Avaliação preliminar de riscos
  • Conceitos preliminares de direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!