Conceitos organizacionais e gest o psicolocia ed 2

982 palavras 4 páginas
INSAEOS/ 2014
CONCEITOS INTRODUTÓRIOS EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO

1 Administradora, Psicóloga e Docente do Instituto Avançado de Estudos e Orientações a Sociedade- INSAEOS

ORGANIZAÇÕES
“De acordo com Chiavenato (2005), uma organização é um conjunto de pessoas que atuam juntas em uma criteriosa divisão de trabalho para alcançar um propósito comum” Ou seja, as rganizaçoes são instrumentos sociais nos quais muitas pessoas combinam esforços para atingir objetivos que jamais poderiam alcançar isoladamente.
“Organização é uma unidade social conscientemente composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, com o intuito de atingir um objetivo comum”. (CHIAVENATO, 2005)
Organizações são as formas matérias nas quais as instituições se realizam ou encarnam. De acordo com a sua dimensão vão desde um complexo organizacional, como um ministério, até um pequeno estabelecimento escolar.
INSTITUIÇÃO
São árvores de decisões lógicas que regulam as atividades humanas, indicando o que é proibido, o que é permitido e o que é indiferente. Segundo seu grau de objetivação e formalização, podem estar expressas em leis (princípios e fundamentos) normas e hábitos.
São corpos normativos de natureza jurídica e cultural integrados por idéias, valores e crenças que determinam as formas de intercâmbio social. Trata-se, portanto de um nível da realidade social que define o que está estabelecido, o conjunto de normas e valores que são dominantes e que estabelecem os papéis que sustentam a ordem social. Aquilo que é instituído representa uma pretensão de universalidade de perenidade e t, portanto uma força conservadora.
Enquanto as instituições são abstrações, as organizações são seu suporte material o lugar onde se materializam e exercem seus efeitos sobre os indivíduos.
O MUNDO DE HOJE É UMA SOCIEDADE COMPOSTA DE ORGANIZAÇÕES.
Todas as atividades voltadas para a produção de bens (produtos) ou para a prestação de serviços (atividades especializadas)

Relacionados