Conceitos Iniciais

Páginas: 27 (6610 palavras) Publicado: 11 de março de 2015
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

PROFESSORES: JOSÉ ROBERTO NUNES PIRES
JOSÉ AMÉRICO PEREIRA ANTUNES


E-MAIL DO PROFESSOR: jose.pires@bcb.gov.br
jose.antunes@bcb.gov.br

MATERIAL DIDÁTICO:

LIVRO TEXTO: MANUAL DE CONTABILIDADE BANCÁRIA – Cláudio Filgueiras – Editora Campus – Série IMPETUS PROVAS E CONCURSOS

Cosif – Normas Básicas

APOSTILA COMPLEMENTAR

A INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA

Parase entender o funcionamento de uma INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, é fundamental entender, primariamente, o seu negócio básico, a INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA. Sim, porque de forma análoga às empresas comerciais, as instituições financeiras são intermediários. A diferença básica é que, enquanto as empresas comerciais fazem intermediação de mercadorias, as instituições financeiras fazem intermediação dedisponibilidade de recursos financeiros. Por basearem seu negócio na intermediação financeira, as instituições financeiras também são chamadas de INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS.

As INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS têm um papel fundamental no MERCADO FINANCEIRO. Mas o que é intermediação financeira e porque o mercado financeiro demanda a existência dos intermediários financeiros? A resposta a essas perguntas vemdo entendimento dos principais conceitos e da dinâmica do mercado financeiro.

Em qualquer economia, os agentes podem encontrar-se em duas situações distintas, no que tange à disponibilidade de recursos financeiros em um determinado momento. Esqueçamos, por enquanto, as instituições financeiras:

(a) AGENTES ECONÔMICOS SUPERAVITÁRIOS ($+, também chamados de APLICADORES, INVESTIDORES ou, maisvulgarmente, DOADORES): São agentes econômicos que, em dado momento, possuem recursos financeiros disponíveis e disposição para aplicar tais recursos por um determinado prazo, auferindo renda por essa aplicação. Podem encontrar-se nessa situação entidades como FAMÍLIAS, EMPRESAS ou GOVERNOS. Tradicionalmente, uma classe especial de investidores é referida na literatura, os chamados INVESTIDORESINSTITUCIONAIS. São assim chamados quaisquer entidades que, por característica inerente à sua principal atividade, agreguem grande quantidade de recursos financeiros (poupança), os quais são carreados para o mercado financeiro. Exemplos típicos são as entidades de previdência privada (conhecidas como fundos de pensão). Também são exemplos dessa classe, os fundos de investimento, as companhias seguradorase as companhias de capitalização. Detalharemos essa entidade no tópico referente à estrutura do Sistema Financeiro Nacional.
(b) AGENTES ECONÔMICOS DEFICITÁRIOS ($-, também referidos como TOMADORES ou DEVEDORES): São agentes econômicos que, em dado momento, necessitam captar recursos financeiros de terceiros por um determinado prazo, a fim de financiar, no presente, consumo, investimento oucapital de giro para os quais, ou não possuem recursos financeiros disponíveis ou, por uma decisão financeira (alavancagem, por exemplo), optem por utilizar-se de recursos de terceiros. Podem enquadrar-se nessa situação também FAMÍLIAS, EMPRESAS ou GOVERNOS.

É a existência dessas duas situações que geram a oferta e a demanda, condições básicas para a formação de qualquer mercado. No caso, o objeto daoferta e da demanda é a DISPONIBILIDADE DE RECURSOS FINANCEIROS POR UM DETERMINADO PRAZO. Os agentes econômicos superavitários são os OFERTANTES enquanto os DEFICITÁRIOS são os DEMANDANTES. Como em qualquer mercado, isso tem um preço. Esse preço é o que chamamos de JUROS ou, de uma forma mais abrangente, de ENCARGOS FINANCEIROS. Assim, um aplicador opta por disponibilizar recursos financeiros a umtomador por um determinado prazo com o intuito de auferir RENDA, decorrente desses JUROS ou ENCARGOS FINANCEIROS. O seguinte esquema ilustra a base do mercado financeiro:












As transações do mercado financeiro são formalizadas através de INSTRUMENTOS FINANCEIROS, ou seja, CONTRATOS que vinculam os agentes envolvidos e detalham os aspectos relativos aos prazos, encargos financeiros e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos Iniciais
  • conceitos iniciais de micro ecnomia
  • Conceitos iniciais-logistica
  • Conceitos de iniciais Probabilidade
  • Teoria da Publicidade
  • ALGORITMOS CONCEITOS INICIAIS
  • Matemática Financeira
  • Conceito Iniciais de Programação Java

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!