Conceitos gerenciais para uma pequena empresa

Páginas: 25 (6203 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2012
supermercado silva ltda |
PRATICA INTEGRADORA |
DIREITO DO TRABALHO; GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS; ETICA EMPRESARIAL |
|
ANA CLAUDIA MARINHO MOLINA
JAQUELINE VITRO MORENOISRAEL DOS SANTOS SILVARODOLFO BASILLE BONILHA |
01/06/2012
|

TRABALHO DESENVOLVIDO PARA AS DISCIPLINAS DE DIREITO DO TRABALHO; GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E ETICA EMPRESARIAL COMO REQUISITO PARA FORMAÇÃO EMBACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO PELA UNISEB – FACULDADES COC (ARAÇATUBA) |

Descrição geral e perfil geral da empresa

1- Razão social da empresa
A denominação social acordada entre os sócios ficou estabelecida em Supermercado Silva Ltda.

2- Nome da empresa escolhida
SUPERMERCADO COMPREBEM (QUALIDADE E PREÇO AQUI VOCÊ TEM)
Ramo de atividade da empresa
Atividade: Supermercado
Código daAtividade: 4711-3/02

3- Principal produto / serviço da empresa
Descrição das atividades: Comercio varejistas de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios-supermercados. Esta subclasse compreende as atividades dos estabelecimentos comerciais com venda predominante em produtos alimentícios variados e que também oferecem uma gama variada de outras mercadorias, tais como:utensílios domésticos, produtos de limpezas e higiene pessoal, roupas, ferragens, etc. Com área de venda entre 300 a 5.000 metros quadrados.

4- Número total de funcionários
O empreendimento contará com 12 pessoas, sendo dois sócios e 10 colaboradores de mão de obra fixa, divididos em áreas estratégicas dentro da empresa.

5- Organograma da empresa

O estudo de caso da organizaçãoPrática Integradora – Direito do Trabalho
Gestão de Recursos Humanos
Ética Empresarial
Direito do Trabalho
1- Elaboração do contrato de trabalho
A contratação de funcionários é um assunto que sempre suscitou dúvidas, dúvidas estas que se não forem esclarecidas podem em muito contribuir para a formação de um possívelpassivo trabalhista.
É importante conhecer bem os tipos de contrato de trabalho existentes e a forma correta de utilizá-los de acordo com o que estabelece a nossa legislação. Isso fará com que sua empresa consiga reduzir custos e evitar problemas futuros. É verdade que muitas empresas resistem em registrar seus empregados sob o argumento de que os encargos sociais são altíssimos, além do fato de queexiste uma enorme burocracia imposta pela legislação trabalhista, previdenciária e tributária.
De fato, os empresários não deixam de ter uma boa dose de razão. Há estudos que demonstram que os encargos sociais que incidem sobre um empregado registrado pode até fazer dobrar o seu salário, ou seja, se paga um salário para o empregado e quase outro mais para mantê-lo registrado. Como se não bastasse,há que se cumprirem ainda várias exigências, tais como efetuar o registro na carteira de trabalho do empregado (CTPS), pagar salário, férias anuais mais 1/3, décimo terceiro, o salário-família, horas extras, depositar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS), recolher o INSS, fornecer vale-transporte, vale-refeição, realizar exames médicos etc. 
Embora a legislação seja complexa, é bomobservar suas regras, pois do contrário poderá ser penalizado. A legislação existe e está em plena vigência, e a justiça trabalhista vem aplicando fielmente suas regras, tal como estão escritas.
Existem situações em que o empregador por falta de conhecimento e de orientação, permite a configuração de uma relação de emprego, ou melhor, o estabelecimento do vínculo empregatício sem a devida anotaçãona Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do trabalhador. Nesses casos, o empregador terá que contratar o empregado e registrá-lo como manda a lei. Saiba que a falta de registro do empregado pode lhe trazer muita dor de cabeça, prejuízos econômicos e de tempo.
Portanto se viu a necessidade do SUPERMERCADO COMPRE BEM, realizar alguns estudos e fazer um levantamento do melhor modelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contablidade Gerencial Para Micro E Pequenas Empresas
  • CONTABILIDADE GERENCIAL NOS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS
  • contabilidade gerencial micro pequena empresa
  • CONTABILIDADE GERENCIAL NA MICRO E PEQUENA EMPRESA
  • Contabilidade gerencial para micro e pequenas empresas
  • o profissional contábil e o desenvolvimento gerencial das micro e pequenas empresas
  • A importância da Contabilidade como ferramenta gerencial nas micro e pequenas empresas
  • A importância da contabilidade gerencial para micro e pequena empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!