Conceitos Fundamentais Da Psicanc3a1lise Unidade Ii

5377 palavras 22 páginas
Conceitos fundamentais da psicanálise UNIDADE II

1- O inconsciente
Com a morte de seu pai em 1896, Freud passa a reconhecer em si mesmo alguns sintomas neuróticos. Decide se afastar das investigações sobre a histeria e destrói grande parte de seus escritos. Este afastamento, ocorrido também devido a grande desaprovação por parte da comunidade médica de Viena de suas teorias, leva Freud a acentuar sua amizade com
Wilhelm Fliess. Fliess, um otorrinolaringologista, sustenta ideias estapafúrdias sobre a etiologia da histeria. Ele acreditava que esta estava ligada ao funcionamento do nariz. Freud torna Fliess seu grande confidente, com quem trocará um grande volume de correspondências.
Nestas correspondências nota-se que o grande objeto de pesquisa de
Freud deixa de ser as histéricas e torna-se ele mesmo. Com a interlocução de Fliess, Freud empreende o que é conhecido como sua auto-análise.
Esta ousadia científica de Freud irá redundar em sua obra mais valiosa e reconhecida, a Interpretação dos Sonhos (1900).

A resistência
Somada a morte de seu pai, Freud enfrentou também a resistência da comunidade médica contra suas teorias. Associar o trauma a sexualidade significava reconhecer a sexualidade infantil. A ideia era a de que a causa das neuroses estavam diretamente ligada a um evento traumático vivido no passado, sendo que este evento necessariamente traria em si um cunho sexual.
Se o trauma acontecera na infância, logo a criança, assim como o adulto, também era habitada e acometida por desejos sexuais.
A resistência foi percebida por Freud também em seu manejo clínico com as histéricas. Ao abandonar a hipnose, Freud se deparou com uma extrema dificuldade por parte dos pacientes em se lembrar dos eventos passados possivelmente ligados a patologia. A resistência do paciente ao método psicanalítico se manifestava em uma falha na memória e em uma enorme dificuldade de falar sobre qualquer coisa ligada a patologia.
Desse modo, Freud, cercado de resistências contra seu

Relacionados