Conceitos Ecologicos Texto Auxiliar Sessao1

4208 palavras 17 páginas
Página da W

1 de 8

CONCEITOS ECOLÓGICOS IMPORTANTES PARA
O MANEJO DAS PASTAGENS
Trabalho apresentado como parte das exigências da Disciplina ZOO 650 - Forragicultura.
Aluno: Marco Antônio
Prof.: Domicio do Nascimento Jr.
VIÇOSA - MG, Julho - 1997

1. INTRODUÇÃO
Os herbívoros, as plantas e as condições climáticas e edáficas que ocorrem numa determinada área constituem um sistema complexo e interdependente: o ecossistema de pastagem. Os processos que ocorrem neste sistema ecológico são bastante dinâmicos e decorrem das inter-relações existentes entre a planta, o animal, o solo e o clima, onde cada componente é afetado pelos outros componentes.
É importante lembrar que o sucesso da exploração das pastagens sob condições de pastejo, somente poderá ser conseguido através do conhecimento dos fatores ecológicos envolvidos direta e indiretamente no manejo das pastagens.
Os fatores ecológicos estão envolvidos no crescimento e utlização das pastagens, tais como, os fatores climáticos ou do meio ambiente, as plantas, os animais e os organismos decompositores. O conhecimento dos efeitos e inter-relações de cada fator é essencial para o uso eficiente dos recursos naturais.
Portanto, o objetivo deste estudo foi caracterizar os conceitos ecológicos mais importantes para o manejo das pastagens, no sentido de contribuir para o uso mais eficiente dos recursos naturais disponíveis para o homem.
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1. Ecologia
HACKEL (1866), botânico alemão, apresentou pela primeira vez a palavra ecologia para o mundo científico. O termo é derivado da palavra grega oikos, que significa origem, e logos, estudo.
Ecologia pode ser claramente definida como sendo a parte da biologia que trata das relações mútuas entre os organismos e destes com meio ambiente. Mais precisamente, ecologia é a parte da biologia que empenha-se em explicar a origem, variação e função das estruturas das plantas e dos animais e a natureza das comunidades de plantas e animais
(SAMPSON, 1952). Sendo assim,

Relacionados