Conceitos de relações interncacionai

1034 palavras 5 páginas
Aula I história das RI

- Interesse nacional: é um dos conceitos mais usados por todos os que se pronunciam a respeito de política externa e de relações internacionais. Ele é usado com freqüência nos discursos dos políticos, nas matérias jornalísticas, bem como nós textos acadêmicos.
De maneira geral o conceito de interesse nacional constitui o critério por meio do qual determinadas decisões políticas tomadas pelos dirigentes governamentais são julgadas segundo sua legitimidade. Nesse sentido a decisão de política externa mais correta seria aquela que exprimisse com maior fidelidade os verdadeiros interesses nacionais no meio acadêmico das relações internacionais, interesse nacional é um conceito que tem forte identificação com o paradigma realista. Particularmente apresentada por Hans Morgenthau, que considera esse conceito a chave de sua constituição teórica. Em sua concepção, em virtude do caráter anárquico e conflituoso das RI, a luta pela obtenção de mais poder constitui o interesse principal do Estado e portanto a razão fundamental que determina seu comportamento internacional.

- Sociedade internacional:
* Primeiro grupo: é simplesmente impossível definir sociedade internacional. Limitam-se assim aos estudos dos componentes da sociedade internacional e à evolução das relações entre eles.
Preocupam-se em definir os Estados, as FTS e as OIGs

* Segundo grupo: Dedicam-se a analisar a sociedade internacional em contraposição à outros grupos sociais. É irrelevante a formulação e um conceito teórico para a sociedade internacional.
Preocupam-se em dizer que sociedade nacional é diferente de sociedade internacional, que é diferente de família, igreja, Estados, e outros grupos sociais.

* Terceiro grupo: é o grupo majoritário. Afirma não ser só possível, mas também necessário o conceito de sociedade internacional.

Colliarde (1978): é o conjunto de seres humanos que vivem sobre a terra.

Hedleybull (dec 80): com base

Relacionados