Conceitos de Marx retirados do livro: Manifesto do Partido Comunista

Páginas: 8 (1921 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1 – Defina os seguintes conceitos de Marx
a) Família burguesa
“Abolição da família! Até os mais radicais ficam indignados com essa infame intenção dos comunistas.
Sobre que fundamento repousa a família atual, a família burguesa? Sobre o capital, sobre o lucro privado. A família plenamente desenvolvida existe apenas para burguesia; mas encontra seu complemento na ausência forçada de famíliaentre os proletários e na prostituição pública.
(...)
Censurai-nos por querer abolir a exploração das crianças por seus próprios pais? Confessamos esse crime.
Mas dizeis que abolimos as mais sublimes relações ao substituirmos a educação doméstica pela educação social
(...)
A fraseologia burguesa sobre a família e a educação, sobre os afetuoso vínculos entre crianças e pais, torna-se tanto maisrepugnante quanto mais a grande indústria rompe todos os laços familiares dos proletários e transforma suas crianças em simples artigos de comércio e em simples instrumentos de trabalho.”
(ENGELS, Friedrich; MARX, Karl, Manifesto do Partido Comunista, 7ª Edição – Editora Vozes; p. 83-84)

b) Lupenproletariado
“ O lumpemproletariado, essa putrefação passiva dos extratos mais baixos da velhasociedade, pode, aqui e ali, ser arrastado ao movimento por uma revolução proletária; no entanto suas condições de existência o predispõe bem mais a se deixar comprar por tramas reacionárias.”
(ENGELS, Friedrich; MARX, Karl, Manifesto do Partido Comunista, 7ª Edição – Editora Vozes; p.76)

c) Estado cristão
“Ou pretenderão antes os judeus ser colocados em pé de igualdade com os súbditos cristãos?Se reconhecem o Estado cristão como legalmente estabelecido, reconhecem também o regime de geral escravidão. Porque seria, então, penosa a opressão particular, se aceitam a opressão geral? Por que razão deve o alemão estar interessado na libertação do judeu, se o judeu não se interessa pela libertação do alemão?
O Estado cristão sabe apenas de privilégios. Neste Estado, também o judeu possui oprivilégio de ser judeu. Enquanto judeu, tem privilégios que os cristãos não possuem. Porque deseja ele direitos que não tem, mas de que os cristãos usufruem?”
(MARX, Karl; A questão judaica – http://www.lusosofia.net/textos/marx_questao_judaica.pdf ; p.5)
2 – Como Marx interpreta os direitos individuais elencados na Declaração Francesa em “ A Questão Judaica”?
“Por conseguinte, a liberdade éo direito de fazer tudo o que não cause dano aos outros. Os limites dentro dos quais cada um pode actuar sem prejudicar os outros são determinados pela lei, tal como a fronteira entre dois campos é assinalada por uma estaca. Trata-se da liberdade do homem enquanto mónada isolada, retirado para o interior de si mesmo. Por que motivo – segundo Bauer – é o judeu incapaz de adquirir os direitos dohomem? «Enquanto permanecer
judeu, a natureza limitada que dele faz um judeu prevalecerá sobre a natureza humana que, enquanto homem, o associaria aos outros homens; e isolá-lo-á de todo aquele que não é judeu.» Mas a liberdade como direito do homem não se funda nas relações entre homem e homem, mas antes na separação do homem a respeito do homem. É o direito de tal separação, o direito do indivíduocircunscrito, fechado em si mesmo.”

(MARX, Karl; A questão judaica – http://www.lusosofia.net/textos/marx_questao_judaica.pdf ; p.26)
“ É já enigmático que uma nação, que começara precisamente a libertar-se, a eliminar todas as barreiras entre as diferentes secções da população e a estabelecer uma comunidade política, tenha de proclamar solenemente (Declaração de 1791) os direitos do homemegoísta, separado dos outros homens e da comunidade, e tenha
de renovar semelhante proclamação num momento em que só a mais heroica dedicação pode salvar a nação (e, por conseguinte, a isso é chamada com urgência), num momento em que o sacrifício de todos os interesses da sociedade civil é elevado a ordem do dia e o egoísmo deve ser castigado como crime.
(Declaração dos Direitos do Homem,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • No Manifesto do partido comunista, Marx e Engels.
  • Karl marx, manifesto do partido comunista
  • Manifesto Do Partido Comunista – Marx E Engels
  • Manifesto do partido comunista por karl marx
  • Resenha do livro Manifesto Do Partido Comunista
  • Síntese do livro o manifesto do partido comunista
  • RESENHA DO LIVRO: MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA
  • Resenha do livro "Manifesto do Partido Comunista"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!