Conceitos de iluminação para cinema e video

Páginas: 6 (1298 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2012
ILUMINAÇÃO

A iluminação para televisão é diferente da iluminação em teatro, fotografia e cinema. No teatro, nossos olhos são a referência, eles é que captam as imagens, e com isso conseguimos ver profundidade e enormes nuanças de luz. Infelizmente, a televisão tem somente duas dimensões. A percepção da profundidade terá de ser criada através de técnicas próprias de iluminação.
Como já vimos,olho humano pode enxergar mais de 800 níveis de iluminação diferentes, enquanto que a câmera de televisão está limitada entre 25 e 30. O filme pode trabalhar até 100 níveis diferentes de iluminação. Isto significa que nós temos de limitar a relação de contraste em mais ou menos 20 a 1 em televisão. Para que possamos ver todas as partes de uma cena, o brilho de um objeto não pode estar 20 vezesmais brilhante do que o objeto mais escuro em uma cena.
Provavelmente, o mais importante aspecto da iluminação em televisão, em programas que não sejam em linha de show, é que a iluminação deverá parecer o mais natural possível. O telespectador deverá ter uma sensação muito especial que não há iluminação alguma, exceto a luz natural que deveria ser usada na cena, como se fosse uma situação da vidareal, ao invés de uma cena de televisão.
Naturalmente, quando se trata de uma produção musical, normalmente, vários tipos de iluminação, ou seja refletores, são usados. Isto inclui canhões usados em iluminação para efeitos especiais, ou iluminação de laser etc. Em muitos casos, a produção chega a parecer um show de iluminação. Esta é a única ocasião em que a iluminação poderá ser a principalatração de uma produção.
A sensibilidade das câmeras é determinada em foot-candles ou lux. Essas medidas são padrões estabelecidos da seguinte forma: foot-candles é o nível de iluminação que existe numa área com dimensão de 1 pé (0,303 metros) quadrado, banhado com o branco de óxido de magnésio, e iluminado por uma candela (fonte de luz padrão em física) a distância de 1 pé da superfície; lux é umavariação do foot-candle só que é a medida de uma candela no centro de uma circunferência, também branca com raio de 1 metro. Nosso olhos podem enxergar com menos de um foot-candle (10,70 lux) até as maiores condições exteriores de iluminação (10.000 a 15.000 foot-candles - 107,600 a 161,400 lux).
Há várias maneiras de medir o nível de iluminação. Provavelmente, o método mais comum é a leitura donível de iluminação incidente. Este tipo de medidor, cujo nome é fotômetro, é dirigido para o objeto iluminado, medindo sua quantidade de luz. Ele é útil para se fazer um ajuste dos níveis de luz básico e relação de iluminação entre os diferentes tipos de iluminação.
É importante lembrar que o objeto técnico mais importante da iluminação é a luz refletida do objeto e não a quantidade de luz que estáincidindo sobre o objeto, isto permite ao iluminador estabelecer uma referência de preto e uma referência de branco. Isto é feito, simplesmente, determinando as cores que refletem no objeto menos iluminado (referência preto) e o objeto mais iluminado (referência branco). Um objeto totalmente negro não irá refletir nada e terá uma reflexão de zero porcento. Um objeto branco irá refletir toda aluz, que significa uma reflexão de cem porcento. Normalmente, a televisão em cores não deve ter uma referência de branco de mais de 60 porcento ou uma referência de negro de menos de 3 porcento. Isto estará então, dentro da relação de contraste 20 para 1 como já foi mencionado.
Ninguém se preocupava com a temperatura de cor nos dias da televisão em preto e branco. Quando a cor foi introduzida, todosse cientificaram do problema e então, o ponto de referência de 3.200 Kelvin tornou-se padrão.
No princípio, a iluminação a quartzo era muito mais barata e o compromisso de eficiência com a vida da lâmpada a 3.200 Kelvin era muito bom. As lâmpadas foram aumentando de preço até o ponto de que parte da iluminação de estúdio teve de ser usada como itens de reposição para a parte ativa do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Iluminação para vídeo
  • Cinema e video vertov
  • Cinemas vídeos e as novas tic
  • Produção de Cinema e Video Persuation
  • Criação, Produção cinema e video
  • Resenha crítica
  • Conceito de audiovisual e cinema
  • Conceitos de placas de vídeo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!