Conceitos de Gestão

Páginas: 15 (3659 palavras) Publicado: 14 de dezembro de 2014

Conceitos de Gestão
Gestão é uma atividade complexa, envolvendo a combinação e a coordenação de recursos humanos, físicos e financeiros, por forma a garantir a eficácia e eficiência de todos os recursos disponibilizados pela organização para que possam ser atingidos todos os objetivos pré-determinados. Assim o principal objetivo é produzir bens ou serviços que sejam simultaneamenteprocurados e que possam ser oferecidos a um preço que possa ser pago, tornando ao mesmo tempo agradável e aceitável o ambiente de trabalho de todos os envolvidos.
Para que se consiga atingir os objetivos pré-determinados é necessária cooperação e esforço de todos os participantes da empresa criando um processo de forma a obter resultados (bens ou serviços), utilizando os menores recursos internospossíveis. Como objetivo a empresa terá de atingir as metas organizacionais de uma maneira efetiva e eficiente através das seguintes funções: planear, organizar, Liderar, e controlar.











Conceito e Características de uma Organização

Uma organização engloba duas ou mais pessoas, que conjugam esforços de modo estruturado para alcançarem determinado (s) objetivo (s).(Stoner e Freeman,1994). Para que os objetivos possam ser alcançados é necessário trabalhar em grupo ou individualmente mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo predeterminado.
Se não existir uma determinada estrutura e se não existirem objetivos comuns, então estamos perante uma organização, mas simplesmente perante um conjunto depessoas.




Uma organização para atingir os seus objetivos, inclui pessoas ou membros. Esses membros organizacionais podem ser divididos em duas categorias: Os Operacionais e os Gerentes.

Os operacionais são as pessoas que trabalham diretamente numa função ou tarefa e não têm responsabilidade na supervisão do trabalho de outrem. Enquanto que os gestores, são as pessoas que na organizaçãodirigem atividades de outros, como os operacionais, afim de atingir os referidos objetivos propostos.

Encontramo-nos, deste modo, perante uma perspetiva “Organização Sistemática”, em que a organização é vista como um sistema, integrado num ambiente global, recebendo “inputs” e fornecendo “outputs”, isto é matérias-primas, mão-de-obra, informação, tecnologia, capital, etc.
A organização como umsistema aberto pode apresentar-se esquematicamente conforme o modelo seguinte:


Pirâmide Organizacional – Níveis de Gestão
Frequentemente quando falamos de gestão, pensamos de imediato nos membros da administração, membros da gerência ou da direção geral de uma empresa., e, consequentemente, gestão seria a atividade levada a cabo por essas pessoas. Porém, nem todos os gestores têmresponsabilidade pela empresa como um todo. Embora a divisão não seja absolutamente indiscutível, consideram-se, geralmente, três níveis de gestão: Topo, Intermédia e Operacional.







O nível de Gestão de Topo caracteriza-se fundamentalmente por uma forte componente estratégica, ou seja, envolvimento da totalidade dos recursos disponíveis na determinação do rumo a seguir (geralmente associado a açõescom implicações de médio e longo prazo) e pela formulação de políticas gerais, isto é, que são definidas de forma genérica e dizem respeito a toda a empresa. Corresponde aos membros da gerência, conselho de gestão e direção geral. No nível de Gestão Intermédia predomina uma componente tática que se caracteriza pela movimentação de recursos a curto prazo e elaboração de planos e programasespecíficos relacionados com a área ou função do respetivo gestor. É desempenhada pelos diretores de divisão, diretores de área, diretores funcionais, diretores de departamento, entre outros. No nível operacional predomina a componente técnica, e a atividade destes gestores traduz-se fundamentalmente na execução de rotinas (operações quotidianas) e procedimentos. São os supervisores, chefes de serviço,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conceito de gestao
  • conceitos de gestao
  • Gestão
  • Conceitos de gestão
  • conceito de gestao
  • conceito de gestao ambiental
  • Conceito de gestão de estoque
  • Conceitos básciso de Gestão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!