Conceitos da genética

Páginas: 5 (1020 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
genes alelos:
Um alelo é cada uma das várias formas alternativas do mesmo gene, ocupando um dado locus (posição) num cromossoma. Por exemplo, o gene que determina a cor da flor em várias espécies de plantas - um único gene controla a cor das pétalas, podendo haver diferentes versões desse mesmo gene. Uma dessas versões pode resultar em pétalas vermelhas, enquanto outra versão originará pétalasbrancas.
mutação gênica:
As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, ou seja, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA.
locus gênico:
Locus gênico é a região no filamento de DNA/cromossomo onde contém uma informação a ser exibida, como porexemplo a manifestação de uma característica (cabelos claros ou escuros...).
heterozigoto: Diferente.
homozigoto: Igual.
cromossomos hemólogos:
Cromossomos homólogos ou cromossomas homólogos são cromossomos iguais entre si que juntos formam um par. Os cromossomas nesse par são também designado por bivalentes.
genótipo:
O genótipo é o conjunto de genes de um organismo. O gene é um pedaço ousegmento no DNA, formado por proteínas e bases nitrogenadas.
fenótipo:
O termo “fenótipo” (do grego pheno, evidente, brilhante, e typos, característico) é empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais. Também fazem parte do fenótipo características microscópicas e de natureza bioquímica, que necessitam de testesespeciais para a sua identificação.
caráter adquirido:
Os caracteres adquiridos são aqueles que são conseguidos pela ação do meio no organismo ou atraves de um evolução adaptativa ou do ser em questão
caráter congênito:
característica presente em determinado indivíduo desde o seu nascimento.
caráter hereditário:
Carcteristicas hereditares são aqueles oriundo da herança genetica de todo ser vivo queé conseguido atraves da combinação genetica dos pais.
albinismo:
O albinismo é uma anomalia genética, na qual ocorre um defeito na produção de melanina (pigmento), esta anomalia é a causa da ausência total ou parcial de pigmentação da pele, dos olhos e dos cabelos. O albinismo é hereditário e aparece com a combinação dos dois pais portadores do gene recessivo. O albinismo, também conhecido comohipopigmentação, recebe seu nome da palavra latina “albus” e significa branco. Esta anomalia afeta todas as raças.
polidoctilina:
A polidactilia (do grego, polys = muitos; daktylus = dedos) é uma anomalia genética causada pela manifestação de um alelo autossômico dominante com penetrância incompleta, consistindo na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos (quirodáctilos) ou dos pés(pododáctilos). Geralmente caracterizado pela presença de um dedo extranumerário próximo ao quinto dedo, seja no membro inferior ou superior.
gene dominante:
O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos.
gene recessivo:
é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, elese torna inativo, como é o caso dos heterozigotos. Isso ocorre porque a proteína produzida pelo gene recessivo é defeituosa e às vezes não funcional. A semente da ervilha fica enrugada (rugosa) porque a produção de amido é bem menor que na espécie lisa (dominante), o que deixa ela com este aspecto. Já a proteína do gene dominante é funcional, mesmo em dose simples, como no heterozigoto.mapeamento genetico:
Mapeamento genético é o estudo feito para localizar em que cromossomos estão o genes responsáveis por algumas características do organismo e quais as distâncias entre os genes dentro de um mesmo cormossomo.
Normalmente, escolhemos as característcas que temos interesse em estudar para fazer o mapa.
cariótipo:
O cariótipo (derivada da palavra Grega: karyon = para nó e typos =...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos da Genética
  • Conceitos sobre genética
  • conceitos fundamentais genetica
  • conceitos basicos de genetica
  • Conceitos Gerais de Genética
  • Conceitos básicos em genética
  • Alguns conceitos de Genética
  • Genetica conceitos básicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!