Conceitos, criação de valor para o cliente e administração de marketing

Páginas: 20 (4815 palavras) Publicado: 23 de janeiro de 2015
Conceitos, criação de valor para o cliente e administração de marketing




Nos anos 50, segundo Kotler (2004), o marketing ocupava apenas um lugar no organograma, de um serviço comercial. Já nos anos 60 ele descreve que se deparou com o marketing basicamente descritivo. Na época havia três abordagens simultâneas, sendo a primeira a inconstitucional, mostrava como funcionavam as váriasorganizações de marketing, como as atacadistas e varejistas. A outra abordagem, a de commodity onde eram descritas as características de diferentes produtos e o comportamento do comprador em relação a eles. Já a abordagem funcional indicava como a propaganda, a força de vendas e a definição de preços atuavam no mercado. Por decisão do autor, ele resolveu abordar o marketing gerencial que objetivavaajudar os gerentes de marketing a solucionar os problemas em diversos tipos de situações.
As filosofias para administração do marketing passaram por um evolução, iniciando esse processo pela orientação para a produção. De acordo com Cobra (1992), com a formação de pequenas cidades nos anos de 1700, se iniciou a separação entre produção e consumo. Os consumidores passaram a solicitar aos produtoreso que queriam consumir e então os produtos eram feitos sob encomenda. Nessa fase, percebe-se que a grande questão, era produzir e não vender. Por iso, os produtores começaram a se arriscar, produzindo alguns bens que eles imaginavam que os consumidores poderiam querer. Então, com a Revoluçao Industrial, e como relatou Cobra (1992), a idéia básica da a produção em massa era buscar a redução decustos a partir do incremento de demanda de bens. Essa fase de produção visando atender à demanda de mercado teve início em 1850 até o início do séculos 20 quando iniciou a era do produto.
A orientação para o produto leva em conta que os consumidores preferem os produtos de melhor qualidade, desempenho e aspectos inovadores, sendo de suma importância que as organizações lutem para aprimorar seusprodutos, constantemente.
As empresas orientadas para os produtos concebem-nos de forma errada, pois com um miopia de marketing, concentram-se nos produtos e não nas necessidades do maercado. (KOTLER,200)
Cobra (1992) lembra que é preciso, portanto, aprender a liçao de que a orientação para a produção tem seus percalços. E produtos de boa qualidade e de preços acessíveis, pela economia de escala deprodução, podem não ter aceitação esperada, se eles não atenderem às necessidade dos consumidores. Essa é a rega do mercado.
A orientação para venda diz respeito ao propósito da empresa em satisfazer o desejo do cliente para que ele possa voltar e comprar mais vezes na sua loja. Com isso o cliente fará o marketing da empresa,aumentando os seus clientes.
Caracteriza-se como a era do ‘é precisovender qualquer coisa’ , sem levar em conta anda as necessidades de compradores e consumidores. As empresas que ainda estão, hoje em dia, orientadas por vendas vêem a atividade de marketing como uma função suplementar de vendas. Com o passar do tempo, descobrem que vendas é uma função do marketing. (COBRA, 1992)
Esses conceitos foram sendo trabalhados e consequentemente, foram evoluindo.Conforme Cobra (1992), quando o mercado deixa de absorver quantidades adicionais de produtos gerados pela economia de escala de produção e quando o esforço de vendas por si só não é capaz de colocar esses mesmos produtos no mercado, surge a preocupação com o consumidor. Nota-se então que a função principal da empresa não é mais produzir e vender, mas satisfazer aos consumidores, consultando-a antes deproduzir qualquer coisa, através de estudos de mercado, e oferecendo produtos e serviços com qualidade e valor, para que os consumidores sejam fidelizados e que promovam um conceito positivo ao falar da em presa em questão.
Foi aí que Kotler (2000) inseriu, dentro dos conceitos de marketing, novas propostas de conceito humano, conceito de consumo inteligente e conceito do imperativo ecológico,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da administração de material na criação de valor para clientes
  • SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DO CLIENTE/administração de marketing
  • Conceito de Criação de Valor
  • Marketing e o valor para o cliente
  • RESENHA O CONCEITO DE VALOR PARA O CLIENTE: DEFINIÇÕES E IMPLICAÇÕES GERENCIAIS EM MARKETING
  • Marketing de Serviços – Criando valor para os clientes
  • Fichamento marketing (marketing: criando valor para os clientes)
  • Conceitos e tarefas de administração e marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!