conceitos basicos

Páginas: 35 (8713 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
Paisagem

Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Exemplo de paisagem natural.

Paisagem.


Considera-se paisagem aimagem resultante da síntese de todos os elementos presentes em determinado local. Uma outra definição, tradicional, de paisagem é a de um espaço territorial abrangido pelo olhar. Pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. É formada não apenas por volumes mas também por cores, movimento, odores, sons etc/. A paisagem não é espaço, pois se tirarmos a paisagem de umdeterminado lugar, o espaço não deixará de existir.
O termo é normalmente usado para se referir às perspectivas visuais existentes em cada ambiente, sendo inclusive uma categoria dapintura.
Tipos de paisagem paisagem é um resultado natural ou humanizado
• A paisagem natural é aquilo que vem de origem da natureza, sem interferência da mão humana, como a vegetação e formações geológicas.
• A paisagemhumanizada é aquela que sofreu transformações em resultado da intervenção humana. São exemplos de ambiente construído as obras de arquitetura e de paisagismo.
Para alguns autores, a paisagem é a apreensão do mundo de uma forma individual. Um olhar individual que pode retransmitir para o conceito de paisagem na arte. É o fenômeno espacial no tempo do indivíduo./



Espaço geográfico
Origem:Wikipédia, a enciclopédia livre.
Espaço geográfico é qualquer região ou fração de espaço do planeta. Pode ser dividido essencialmente em três subespaços: geosfera (ao qual pertence a litosfera, hidrosfera eatmosfera.) A combinação da litosfera com a hidrosfera e a atmosfera constitui um subespaço geográfico denominado biosfera. Este subespaço recebe tal denominação por corresponder à porção doplaneta que é capaz de comportar vida.
Didaticamente, o espaço geográfico pode ser entendido como o espaço naturalnota 1 modificado permanentemente pelo homem por meio de seu trabalho e das técnicas por ele utilizadas.1
Geografia física e espaço geográfico
Para a geografia física o espaço geográfico é o espaço concreto ou físico inserido na interface "litosfera-hidrosfera-atmosfera". É oespaço de todos os seres vivos, não só o espaço do homem. O espaço geográfico foi formado a 4,5 bilhões de anos quando a Terra foi formada. De lá para cá houve mudanças profundas na sua estrutura, composição química e na paisagem geográfica. Oceanos apareceram, oxigênio ficou abundante, devido o papel das algas e plantas superiores. Quando o homem surgiu na Terra ele já estava formado. Com o tempo ahumanidade começou a modifica-lo através da tecnologia. Hoje as paisagens geográficas estão bastante modificadas, mas a natureza continua determinando tudo ou quase tudo. Só o fato do homem precisar respirar é um fator determinante.
Geografia humana e espaço geográfico
Na corrente conhecida como geografia tradicional, o conceito de espaço não era uma categoria central de pesquisa, pois osgeógrafos trabalhavam principalmente com os conceitos de superfície terrestre, região, paisagem e território. Já a partir da década de 1950, com a chegada da geografia quantitativa, o conceito de espaço tornou-se central nas pesquisas em geografia humana. De fato, essa corrente do pensamento geográfico definia a geografia como a ciência que estuda a organização espacial, ou seja, a lógica que estabeleceos padrões de distribuição espacial dos fenômenos e as relações que conectam pontos diferentes do espaço. Nesse sentido, a geografia precisava entender a lógica do comportamento dos agentes sociais para poder explicar a localização das atividades humanas e os fluxos de pessoas, mercadorias e informações que conectam os lugares. Mas, de meados dos anos 1970 em diante, o conceito de espaço foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos Basicos
  • conceitos basicos
  • Conceitos basicos
  • conceitos básicos
  • conceitos básicos
  • Conceitos básicos
  • CONCEITOS BASICOS
  • conceitos basicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!