CONCEITOS BASICOS

Páginas: 6 (1354 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
Conceitos Básicos

Índice de preços no consumidor = é uma medida do preço médio necessário para comprar bens de consumo e serviços. O índice, calculado por institutos nacionais de estatísticas, é usado para observar tendências da inflação. A variação percentual do preço num determinado período é uma das medidas da inflação.

Inflação = é um conceito econômico que representa o aumento depreços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

Déficit público = Valor que o Governo gasta acima do que arrecada, durante um período de tempo, considerando-se os valores nominais, ou seja, somando a inflação e a correção monetária do período. Geralmente a expressão diz respeito ao Governo Federal, mas pode seraplicada também a governos estaduais.

Demanda agregada = é a quantidade de bens ou serviços, que a totalidade dos consumidores deseja e está disposta a adquirirem determinado período de tempo e por determinado preço. A demanda agregada representa o gasto total (PIB total) da economia á nível de preços.

Oferta agregada = representa o que as empresas, no seu conjunto, estão dispostas a produzir e avender para cada nível geral de preços. Assumindo como constantes todas as restantes variáveis determinantes da oferta agregada tais como as tecnologias disponíveis e as quantidades e preços dos fatores produtivos. A oferta constitui-se na relação entre o nível geral de preços e o PIB real.

Equilíbrio macroeconômico = é uma situação de mercado em que a procura agregada do conjunto dos agenteseconômicos de uma economia, iguala o total de produção nessa mesma economia. Numa situação de equilíbrio macroeconômico, o PIB real observado na economia e o nível geral de preços são tais que não existem quaisquer incentivos para aumentar ou descer os preços desde que todas as restantes determinantes da oferta e todas as restantes determinantes da procura agregada se mantenham constantes.Produto interno e produto nacional = A principal diferença entre o valor do PIB e o valor do PNB se refere a qual é o país detentor dos fatores de produção envolvidos na produção. Para se calcular o PIB leva-se em consideração toda a produção realizada dentro do país, até mesmo aquela produção realizada por empresas multinacionais que tenha sido realizada efetivamente no país. Desta maneira, ainda queempresas como a Microsoft, Nike, Nestle, entre outras, remetam parte ou a totalidade de seus lucros para os países de origem, o valor da produção destes bens e serviços realizados internamente entram no calculo do PIB. Por outro lado, o PNB, leva apenas em consideração a produção de empresas nacionais, independentemente se esta produção se realizou domesticamente ou em outro país. Desta maneira,para efeito do cálculo do PNB dos Estados Unidos são computados os lucros recebidos das empresas deste país que estão instaladas em todos os outros países do mundo.

Produto nacional bruto e liquido = O Produto Nacional Bruto (PNB) é uma expressão monetária dos bens e serviços produzidos por fatores de produção nacionais, independentemente do território econômico. A metodologia utilizada peloBanco Mundial para medir o PNB dos países é baseada no método de conversão monetária Atlas, que atenua as flutuações cambiais ao utilizar uma média dos últimos 3 anos.

Contabilidade nacional = é um instrumento que representa, sintetiza e quantifica as transações realizadas de uma economia. Apesar de partilhar muitas características com a contabilidade das empresas, a contabilidade é baseada emagregados econômicos. No Brasil, a contabilidade nacional é chamada de contabilidade nacional.

Produto nacional ou renda nacional = é a soma de todas as rendas recebidas pelos proprietários dos fatores de produção utilizados durante o ano, ou seja, o custo dos fatores, salários e ordenados, juros, aluguéis, lucros mais as transferências do Governo para o setor privado (subsídios e pensões)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos Basicos
  • conceitos basicos
  • Conceitos basicos
  • conceitos basicos
  • conceitos básicos
  • conceitos básicos
  • Conceitos básicos
  • conceitos basicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!