conceitos básicos

Páginas: 12 (2997 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO
“Um conjunto de 4 processo básicos: planeamento, organização, liderança e controle o que pressupõe um conjunto de papéis: inter pessoal (representante, líder, elo de ligação), informacional (monitor, disseminador, interlocutor) e decisorial (empreendedor, conciliador, alocador e negociador)” (Henry Mintzberg, 1973, apud David Hapton, 1983, p.30)
“Um processopelo qual o administrador cria, dirige, mantém, opera e controla uma organização” ( Eunice Kwasnicka, 1955, p.17)
Antecedentes Históricos da Administração
A administração e as organizações tiveram influências diversas, como:
Filósofos
Organizações militares
Igreja Católica
Revolução Industrial
Produto de dois importantes eventos do século XVIII:
– surgimento das fábricas;
–invenção das máquinas a vapor.
Invenção das máquinas: aumento da produtividade
Migração das zonas rurais para os centros industriais:
– crescimento das cidades;
– necessidade de infra-estrutura.








Administração - Resumo

ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA

ADMINISTRAÇÂO COMO CIÊNCIA

Administrador
O Administrador é o indivíduo dotado de autoridade e capacidades de mobilizar eutilizar os recursos postos a sua disposição pela organização.
O Administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objectivos).

Organização
Segundo Maximiano, a Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos colectivos. Portanto, uma organização é um sistema que transforma recursos em objectivos(produtos e serviços).
Além de objectivos e recursos, as organizações tem dois outros componentes importantes: processos de transformação e divisão do trabalho.
Por meio dos processos, a organização transforma os recursos para produzir os resultados. Um processo é um conjunto ou sequência de actividade interligadas, com começo, meio e fim, que utiliza os recursos, como trabalho humano eequipamentos, para fornecer produtos e serviços.
A divisão do trabalho é o processo que permite superar as limitações individuais por meio da especialização. Quando se juntam as tarefas especializadas, realizam-se produtos e serviços que ninguém conseguiria fazer sozinho.
Funções Organizacionais
As funções organizacionais são tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam, para que aorganização consiga realizar seus objectivos.
Segundo Maximiano, as funções mais importantes de qualquer organização são: produção (ou operações), marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças e recursos humanos. A coordenação de todas essas funções especializadas é o papel da administração geral.
Produção Tem por objectivo fornecer produtos ou serviços da organização. Há três tipos principaisde processos produtivos:
Produção em massa - fornecimento de grande número de produtos e serviços idênticos, que podem ser simples ou complexos. Exemplos: parafusos, automóveis, refeições rápidas em cadei as de lanchonetes, etc.;
Produção por processo contínuo - fornecimento virtualmente ininterrupto de um único produto ou serviço, como gasolina, corantes, transmissão de programas detelevisão, energia eléctrica, etc.;
Produção unitária e em pequenos lotes – fornecimento de produtos e serviços sob encomenda, simples ou complexos. Por exemplo, montagem de aviões, navios de grande porte e de plantas petroquímicas, organização de realização de Jogos Olímpicos e corridas de Fórmula 1, eleições presidenciais, cortes de cabelo, etc.
Marketing O objectivo básico da função de marketing éestabelecer e manter a ligação entre a organização e seus clientes, consumidores, usuários ou público-alvo. A função de Marketing é muito ampla e abrange as actividades de:
Pesquisa: identificação de interesses e necessidades e tendências do mercado;
Desenvolvimento de produtos: criação de produtos e serviços, inclusive seus nomes, marcam e preços, e fornecimento de informações para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos Basicos
  • conceitos basicos
  • Conceitos basicos
  • conceitos basicos
  • conceitos básicos
  • Conceitos básicos
  • CONCEITOS BASICOS
  • conceitos basicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!