Conceitos básicos de sociologia à luz de talcott parsons

Páginas: 6 (1286 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
1. Introdução

Esse ensaio tem por objetivo a definição e discussão dos conceitos básicos de sistema social a partir dos textos “O conceito de sistema social”, “Os componentes do sistema social” e “Papel e sistema social”, escritos pelo sociólogo Talcott Parsons, em conjunto com o conto “Meu tipo favorito ou como ser surdo, mudo, paralítico, hemiplégico, cego e, contudo, feliz!”, de JoãoBittencourt. Utilizando o conto, mais especificamente, para exemplificar os conceitos expostos por Parsons.

2. Sistema social e seus componentes

Talcott Parsons define sistema social como “um sistema constituído por uma interação direta ou indireta entre seres humanos” (PARSONS, 1954). Essa interação tem que ser organizada, e não uma mistura desordenada de componentes. Não há, porém, umsistema social totalmente integrado nem totalmente desintegrado.
Para Parsons o conceito de sistema social é diferente do de sociedade. Qualquer tipo de interação entre dois ou mais indivíduos é considerado um sistema social. Já uma sociedade seria uma rede complexa, formada por diversos sistemas sociais relacionados e dependentes uns dos outros. Vamos exemplificar através do conto de Bittencourt:“Não havendo impedimento de prefeito exercendo suas funções executivas do espaço, o Supremo deu ganho de causa à Maioria, e Mariana tomou posse pelo teletransmissor, dirigindo, as secretárias através do rádio, mantendo também, por meio de ondas, contato com o Legislativo e os diversos chefes políticos. (...)
Além das mensagens administrativas e informações científicas, Mariana envia, igualmente,todas as noites, recados à família, conselhos aos filhos, com os quais conversa muito, e também com o marido, de quem tem muitas saudades. Dá, ao mesmo tempo, ordens às empregadas, supervisiona os trabalhos da casa, verifica se tudo está limpo e em ordem e faz as contas no fim do mês.” (BITTENCOURT, João. 1964, A mãe que entrou em órbita, p. 73)

Veja que Mariana faz parte de vários sistemassociais: com a família, com as secretárias, com o Legislativo, diversos chefes políticos e suas empregadas. Todos esses grupos são sistemas sociais por si só, e formam, junto com tantos outros sistemas sociais, uma sociedade.
Falemos, agora, sobre os componentes do sistema social, começando com a ação. A ação é a relação entre os “atores” (“ego”, o eu e o “alter”, o outro) e uma situação. Essa situaçãoé um sistema de objetos, divididos em três categorias: objetos sociais, objetos empíricos e objetos culturais. Os objetos sociais são os próprios “atores”, seja o “alter” ou o próprio “ego” em relação a si mesmo. Os objetos empíricos são os meios e condições da ação, ou seja, são os objetos físicos presentes no meio onde se realiza a ação, e esses objetos contribuem para que a ação ocorra. E porfim, os objetos culturais, são as ideias, crenças e padrões de valores não internalizados na personalidade. Vejamos esses conceitos dentro do seguinte fragmento do conto de João Bittencourt:

“A localização das mesas também não representava problema para Mariana: embora fosse cega, um aparelho contra surdez melhorou bastante sua percepção, e o resto foi resolvido por um engenhoso sistema defitas amarradas a cada mesa, e que iam terminar em sua cadeira de rodas. Assim, quando um freguês desejava chamá-la, bastava puxar a fita correspondente, que Mariana desembestava na direção do puxão.” (BITTENCOURT, João. 1964, A mãe que entrou em órbita, p. 70)

A interação ocorre entre Mariana (“ego”) e os fregueses (“alteres”, que são os objetos sociais). A ação é o serviço prestado por Marianaaos fregueses, a partir do auxílio de diversos objetos empíricos: cadeira de rodas, aparelho contra surdez, fitas amarradas a mesa, que permitem que Mariana cumpra suas funções, apesar das limitações físicas. O objeto cultural está na relação funcionário-cliente, nas expectativas dos fregueses de que serão atendidos, dentro dos padrões da etiqueta e ética estabelecidos para garçonetes de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Talcott parsons
  • talcott parsons
  • Conceitos Basicos De Sociologia
  • CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA
  • Talcott Parsons
  • Talcott parsons
  • Conceitos básicos de Durkheim para a sociologia
  • Conceitos básicos da sociologia e antropologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!