CONCEITOS BÁSICOS DE POLÍTICA PÚBLICA E ANÁLISE DE POLÍTICA PÚBLICA

Páginas: 7 (1729 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013



QUESTÕES

1. Descreva e dê exemplos de interação social através de "cooperação", competição" e "conflito" em uma sociedade.

Cooperação: -Duas ou mais pessoas trabalhando em busca da realização de um objetivo comum. Exemplos: Catadores de lixo que se organizam para recolher e separar o lixo reciclável, dando-lhe a destinação correta e dividindo os lucros. Exemplo: Construção de CasasPopulares em Sistema de Mutirão onde cada um dá a sua parcela de contribuição naquilo que faz de melhor (eletricista, pedreiro, encanador, etc).
Competição:- Um grupo segue em disputa, querendo superar ou vencer os demais participantes, guiados geralmente por regras pré-definidas, ou seja, estabelece padrões superior e motiva as pessoas a produzirem mais. Exemplos: A própria concorrência demercado é uma competição, senão pela qualidade, pelos preços. A sobrevivência é uma competição. Vestibulares, Concursos.
Confitos:- O conflito se assemelha à competição por também ser interação social, porém, é caracterizado por choques e às vezes o uso de violência. Deve-se haver consenso, limitação, pois a intensidade do conflito depende da motivação que está por traz do comportamento. Também écaracterizado pela busca de recursos parcos. Exemplos: Esbulho possessório, os recentes manifestos contra o Governo foram uma forma de conflito.




2. Qual a diferença entre "política" e "política pública"?

Política é a discussão diante de conflitos, que vai amadurecendo até se chegar a um fim comum, sejam esses conflitos de caráter social ou pessoal, subjetivo. É a decisão mediante ochoque de interesses e formas de organização dos grupos, sejam eles econômicos, étnicos, de gênero, culturais, religiosos, etc. A política é fundamental para que decisões coletivas sejam favoráveis aos interesses do grupo.
Política Pública é o meio utilizado para solucionar o problema levantado utilizando uma das alternativas propostas pela Política. Em suma, Política Pública é a ação do Governo, éo que ele faz e deixa de fazer, com todas as consequências de suas ações e de suas omissões.


3. Observem a notícia abaixo:

"ONG promove peça de teatro educativa nesta quarta-feira.
O Teatro Descalço, da ONG Ramudá – Ramos que Brotam em Tempos de Mudança, fará uma apresentação gratuita em comemoração aos 10 anos da instituição. O evento será no Teatro Municipal de São Carlos, nestaquarta-feira (21).
O grupo apresenta duas de suas peças, “O Auto da Camisinha”, sobre saúde e doenças sexualmente transmissíveis e “Mais Uma do Fogo”, sobre queimadas e questões ambientais. Sempre com uma linguagem descontraída e divertida, a trupe faz palhaçadas e interage com o público a todo o momento.

(fonte: EPTV. Disponível em:
. Acesso em 03 de agosto de 2013.)
Considerando somente asinformações apresentadas na notícia, as ações indicadas inserem-se em uma política pública cultural? Justifique sua resposta.

Não se trata de política pública, apesar de ser assunto de interesse público. Trata-se de uma ação privada de interesse público, pois a mesma foi realizado por uma ONG (Organização não governamental). Para ser classificada como política pública deveria ter sido implementadaatravés de decisões e ações revestidas de poder e autoridade do Estado. Apesar do texto em questão trazer que o evento se daria em um Teatro Municipal, não há qualquer evidencia da participação do órgão público no mesmo, então como a questão nos remete a considerar apenas as informações apresentadas, entendo não se tratar de política pública.


4. "Interesse público é sinônimo de interesse deEstado". Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.


Entendo que a afirmativa é falsa. O interesse público busca o interesse da coletividade. O interesse do Estado é uma consequência do interesse público. O Interesse Público é o interesse resultante do conjunto de interesses que indivíduos possuem na qualidade de membros da sociedade, já o Interesse do Estado é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos básicos
  • POLÍTICAS PÚBLICA: CONCEITOS BÁSICOS
  • CONCEITOS BÁSICOS DE POLÍTICA PÚBLICA
  • Fichamento do texto: Análise de Políticas Públicas – Conceitos Básicos
  • RUA, Maria das Graças. Análise de Políticas Públicas: Conceitos Básicos. [mimeo.]
  • Política Pública
  • Conceitos de políticas públicas
  • O Conceito de Política Pública em Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!