Conceitos básicos de logistica

Páginas: 6 (1293 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2012
Conceitos e informações básicas sobre logística

O mundo globalizado trouxe várias oportunidades e desafios para as empresas. As organizações precisam criar, mudar ou manter uma eficaz, eficiente e efetiva gestão para poderem continuar no jogo corporativo que a cada dia se torna mais desafiante, dificultando as empresas chegarem ao lucro, uma boa rentabilidade. Para vencer, as empresas estãobuscando novas formas de gestão e é na logística que estão apostando suas fichas.
O termo logística é de origem militar e vem de muito tempo atrás. No dicionário você provavelmente irá encontrar a seguinte definição para logística: “O ramo da ciência militar que lida com a obtenção, manutenção e transporte de material, pessoal e instalações.” Em grandes guerras, no passado distante, como na épocade Alexandre, o Grande os exércitos usavam estratégias logísticas para alcançar êxito. Uma tropa do exercito aliado era enviada primeiramente para subtrair e danificar suprimentos da base inimiga, assim, desfalcando o inimigo de materiais necessários para o combate. Não são apenas os combatentes os principais militares para sua manutenção, mais importante ainda são os militares das equipes de apoioresponsáveis pela obtenção de materiais, armamentos, comidas, medicamentos e outros suprimentos essenciais para o exército. Calcula-se que, para cada 10 combatentes são necessários 90 militares na equipe de apoio para cuidar dos suprimentos. Batalha como a da Normandia na Segunda Guerra Mundial que necessitaram a convocação de milhares de combatentes e equipamentos, como também transportes, éexemplo do esforço logístico. Na Guerra do Golfo foram enviados 200 mil soldados e respectivos equipamentos em um prazo de um mês e meio.
Ainda focando a logística em um tema militar, a mesma visa o serviço ao cliente, que no caso da guerra, os combatentes que estão nos campos de batalhas são os clientes. Quando esses militares requerem alterações nos equipamentos, como o calibre dos armamentos, acor da camuflagem dos blindados, é o pessoal da logística que cuida dessas reivindicações.
A logística começou a ser uma vital disciplina para as empresas logo após o término da Segunda Guerra Mundial, pois a população em geral começou a consumir, reconstruir seus lares, enfim, o mundo voltava para o desenvolvimento e a demanda se expandia diariamente. Era necessário comprar matérias-primas,produzir, estocar e transportar para os novos clientes, mesmo sendo uma época aonde não havia a customização dos produtos, o que possibilitava uma mesma linha de produção produzir enormes quantidades de produtos idênticos, as empresas necessitavam de uma boa gestão logística para manter-se ativa e fora de prejuízos.
Evolução da Logística
Antes de 1950: os anos adormecidos
1950 – 1970: o período dedesenvolvimento
1970 e além: os anos de crescimento
Primeira Fase: Atuação Segmentada
* A moderna Logística praticamente se originou da Segunda Guerra Mundial.
* Após a guerra, a indústria procurou preencher importantes lacunas de demanda existentes no mercado consumidor (automóveis, eletrodomésticos, bebidas), aproveitando a capacidade ociosa e os novos processos de produção em série.* Ausência de sofisticados sistemas de comunicação e de informática.
* Controle manual de venda e estoque.
* Estoque como elemento chave no balanceamento da cadeia de suprimento.
Segunda Fase: Integração Rígida
* Aspiração por produtos diferenciados.
* Novos produtos incorporados ao lar.
* Uma quantidade muito grande de produtos alimentícios.
* Processosprodutivos de manufatura mais flexíveis

Início da década de 70:
1. Crise do petróleo;
2. Aumento do custo de transporte;
3. Redução das margens de lucro.
Novas alternativas para escoamento dos fluxos
logísticos:
1. Utilização intensiva da multimodalidade
2. Usos combinados de: caminhão, navio, trem e avião.
* Introdução da informática nas operações das empresas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos basicos de Gestão e Suprimentos de Logistica
  • Sistemas de transportes e logísticas: Conceito básico e modelagem matemática
  • CONCEITOS BASICOS
  • Conceitos Basicos
  • conceitos basicos
  • Conceitos basicos
  • conceitos basicos
  • conceitos básicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!