Conceitos básicos - alvéolos

Páginas: 4 (856 palavras) Publicado: 31 de maio de 2011
Dimensão do Problema
O consumo excessivo de álcool é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma ameaça à Saúde Pública mundial. Causa mais anos de vida perdida por morte ouincapacidade do que o tabaco ou as drogas ilegais. Estima-se que mais de 2,3% da população mundial seja alcoólica, o que corresponde a cerca de 140 milhões. Portugal é o sétimo consumidor de álcool de formaglobal e o quarto consumidor mundial de vinho. (World Drink Trends, 2004). Sendo um dos maiores consumidores mundiais, o problema é particularmente grave e os números apontam para que possam existirem Portugal cerca de 600.000 alcoólicos e 750.000 bebedores excessivos.

O ÁLCOOL É UMA DROGA LÍCITA O ALCOOLISMO É UMA DOENÇA NÃO BEBAS ANTES DOS 18 ANOS NÃO BEBAS E CONDUZAS

Existe risco decancro?
Sim, beber álcool em excesso provoca cancro: do fígado, esófago, boca, garganta, mama. Pensa-se que também possa estar implicado no cancro do cólon (intestino grosso). O álcool é considerado pelaOMS como claramente carcinogénico.

O álcool é uma droga?
Sim, é uma droga lícita. Provoca dependência física e psíquica (habituação). O alcoolismo é considerado uma doença, muito incapacitante,de implicações sociais graves, mas tratável.

A partir de que idade se pode beber?
Não se deve beber antes dos 18 anos. Isto apesar da idade legal em Portugal ser de 16 anos. Consumir antes dos 18aumenta de forma significativa o risco de dependência. Os portugueses começam a beber muito cedo, em média aos 13 anos... O risco de ficares dependente para toda a vida se começares as bebedeiras aos 13anos é de quase 50%.

Qual a dose segura por dia, por ocasião festiva e para conduzir?
Os homens não devem beber mais do que duas a três doses por dia e cinco em ocasiões festivas. As mulheres nãomais do que duas a três por dia e quatro em ocasiões festivas. Um dos fenómenos mais graves em Portugal e na Europa é a chamada feminilização do alcoolismo, ou seja as raparigas, pelo menos nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONCEITOS BASICOS
  • Conceitos Basicos
  • conceitos basicos
  • Conceitos basicos
  • conceitos basicos
  • conceitos básicos
  • conceitos básicos
  • Conceitos básicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!