conceito psicologia

Páginas: 2 (278 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
A psicologia estuda a subjetividade humana: é uma ciência humana.

Não existe uma psicologia, mas várias ciências psicológicas em desenvolvimento, confira as 3 escolaspsicológicas:

Funcionalismo: "o que os homens fazem" e "porque o fazem" - o homem usa a consciência para adaptar-se ao meio.

Estruturalismo: relaciona os estados da consciência comestruturas mentais.

Associacionismo: a aprendizagem se dá pela associação de ideias - Lei do Efeito: o comportamento recompensado tende a se repetir.

Os conceitos de estímulo eresposta não podem ser entendidos separadamente. Qualquer evento do meio torna-se um estímulo se for seguido por uma resposta. Estes termos são de fundamental importância para que possamosestudar a relação do meio com o comportamento de forma específica e mais precisa. O behaviorismo estuda esta relação e, como o meio e o comportamento são conceitos muito amplos,definiu estímulo e resposta como unidades básicas da descrição e como ponto de partida para que fosse possível realizar uma ciência do comportamento. Qualquer relação entre estímulo,representado pela letra R, e resposta, representada pela letra S, é denominada de reflexo.

Este termo também é usado para denominar as respostas para as quais os respectivosestímulos não são claramente observáveis. Um exemplo disto é quando uma criança começa a bater palmas repentinamente, e não sabemos exatamente o porquê. Entre o aparecimento de um estímuloe a emissão de uma resposta existem eventos corporais. Os estímulos afetam os órgãos dos sentidos, que quando excitados, fazem com que os impulsos nervosos sejam transmitidos até océrebro ou medula e daí aos músculos e glândulas. É desta seqüência que resultam as respostas que, relacionadas com os estímulos, é o que interessa aos psicólogos comportamentais.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito da psicologia
  • CONCEITO PSICOLOGIA
  • Conceito de Psicologia
  • conceitos de psicologia
  • Conceitos da psicologia
  • Conceito de psicologia
  • Conceito de Psicologia
  • CONCEITO DE PSICOLOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!