Conceito objeto e método da criminologia

Páginas: 3 (638 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Criminologia é caracterizada e conceituada pelo autor Sérgio Salomão Shecaira como um grupo de temas, entre estes, o estudo e a explicação da infração legal; os meios formais e informais de que asociedade se utiliza para lidar com o crime e com os atos desviantes; a natureza das posturas com que as vítimas desses crimes serão atendidas pela sociedade; e, por derradeiro, o enfoque sobre o autordesses atos desviantes. Estuda-se, portanto, as razões que levam os homens a delinqüir, ou seja, o porquê realizam atividades que o direito penal proíbe.
A maioria dos autores define a criminologiacomo uma ciência, fato acatado também pelo supracitado doutrinador. A criminologia reúne informações válidas e confiáveis sobre o problema criminal que se baseia em um método empírico de análise eobservação da realidade e como qualquer ciência humana, apresenta um conhecimento parcial, fragmentado, provisório, fluido, adaptável à realidade e compatível com evoluções históricas e sociais.
Oobjeto da criminologia é abarcado pelo estudo do delito, do delinqüente, da vítima e do controle social do delito, pretendendo conhecer a realidade para explicá-la e compreender o problema criminal,bem como transformá-la. A criminologia, nas palavras de Shecaira, reclama do investigador uma análise totalizadora do delito, sem mediações formais ou valorativas que relativizem ou obstaculizem seudiagnóstico. Em comparação da criminologia com o direito penal descreve: a primeira utiliza-se do conhecimento da realidade enquanto a segunda a valoração interessada dessa mesma realidade.
Como jádestacado, este subdivide-se em delito, delinqüente, vítima e controle social. O delito deve ser encarado como um fenômeno comunitário e como um problema social. Não possui razões, portanto, que umfato, sem qualquer relevância social, seja punido na esfera criminal. Obsta que devem ser destacados os critérios: incidência massiva da população, incidência aflitiva do fato praticado, persistência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AS DIFERENTES ABORDAGENS DO CRIME/ CONCEITO DE CRIMINOLOGIA/ OBJETOS DA CRIMINOLOGIA/ MÉTODOS E FUNÇÕES DA...
  • Conceito, objeto e método da sociologia segundo weber.
  • objetos da criminologia
  • Conceitos de Criminologia
  • objeto e metodo
  • Agostinho ramalho marques neto. a ciência do direito
  • Conceito de Método
  • OS CONCEITOS DE DELINQUENTE PARA AS TEORIAS DA CRIMINOLOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!