Conceito Nervo Trig Meo

307 palavras 2 páginas
Conceito nervo trigêmeo
O nervo trigêmeo constitui, com o homólogo contralateral, o quinto (V) par de nervos cranianos.
É assim chamado por possuir três ramos: o oftálmico, o mandibular e o nervo maxilar. É um nervo com função mista (motora e sensitiva), porém há o predomínio de função sensitiva. Controla, principalmente, a musculatura da mastigação e a sensibilidade facial.
A parte motora do trigêmeo é formada por fibras que pertencem ao ramo mandibular, assim inervando os músculos mastigadores (temporal, masseter, pterigoideo lateral e pterigoideo medial), além de emitir também ramos nervosos para os músculos: milo-hióideo e ventre anterior do músculo digástrico.
As fibras aferentes somáticas gerais conduzem impulsos exteroceptivos dos 2/3 anteriores da língua, dos dentes, da conjuntiva ocular, da pele da face, dura-máter craniana e da parte ectodérmica da mucosa da cavidade bucal, nariz e seios paranasais.
– é um nervo misto, pois é responsável pelos movimentos da mastigação e percepções sensoriais da face, seios da face e dentes. Sua origem se dá no portio maior e portio menor. A raiz motora do trigêmeo é constituída de fibras que acompanham o nervo mandibular, distribuindo-se aos músculos mastigatórios.
O nervo trigêmio é dividido em três partes nervo oftálmico, nervo maxilar e nervo mandibular.
Teste NERVO CRANIANO V (TRIGÊMEO)
: a avaliação sensorial da integridade do nervo trigêmeo representa a capacidade do individuo para perceber o toque ao longo da pele da face. O examinador pede para o individuo realizar movimentos de elevação, protusão, retrusão, e desvio lateral da mandíbula para testar a função motora. A principal função do nervo trigêmeo é s sensação de tato e dor na pele facial, membrana mucosa do nariz, seios, boca e porção anterior da língua. Também age no controle motor voluntario dos músculos mastigatórios.

http://edina-fisioterapia.blogspot.com.br/2010/07/avaliacao-dos-nervos-cranianos.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nervo_trig%C3%AAmeo

Relacionados