Conceito multidimensional de espécie

Páginas: 9 (2072 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Introdução
A definição de espécie tem-se alterado ao longo dos tempos, com a contribuição de numerosas ciências . No século XVII , John Ray , usando o critério da fecundidade , considerava que pertenciam á mesma espécie organismos que , por reprodução , originavam outros semelhantes a eles. No século XVIII , Lineu considerou como pertencentes a uma mesma espécie organismos que apresentassemcaracterísticas morfológicas idênticas – critério morfológico . Este critério foi rapidamente posto em causa pois existem organismos muito semelhantes que pertencem a espécies diferentes , bem como a situação inversa ( o burro é mais parecido com o cavalo do que um galgo com um cão de água mas estes últimos pertencem , decididamente á mesma espécie , enquanto os primeiros não ) , nomeadamente osque sofrem metamorfoses ou apresentam polimorfismo . Ao longo dos tempos , outros critérios foram sendo propostos ou acrescentados , nomeadamente o ecológico – grupo de seres que partilham o mesmo nicho ecológico -, o genético – grupo de seres geneticamente semelhantes – ou o evolutivo – grupo de seres que partilham entre si características estruturais e funcionais.
Ao longo dos tempos, outroscritérios foram sendo propostos ou acrescentados, nomeadamente o ecológico – grupo de seres que partilham o mesmo nicho ecológico -, o genético – grupo de seres geneticamente semelhantes – ou o evolutivo – grupo de seres que partilham entre si características estruturais e funcionais.
Importante consideração a referir é o facto de as teorias evolucionistas também condicionarem esta definição deespécie pois dado que uma espécie é um conjunto de organismos vivos e estes se alteram, a descrição de uma espécie pode variar ao longo do tempo.

Conceito multidimensional de espécie
Uma população é caracterizada pelo seu fundo genético, bem como pela frequência dos alelos que o compõem, frequências essas variáveis entre populações da mesma espécie.
Quando existe livre intercâmbio de genesentre as várias populações de uma espécie o fundo genético mantém-se, mais ou menos, estacionário mas se este for interrompido, as populações vão acumulando diferenças genéticas, por mutação, recombinação genética e selecção.
Esta separação pode levar a uma situação que já não permita o cruzamento entre as populações. Nesse momento obtêm-se duas espécies diferentes, por isolamento reprodutor.
Umavez formada a nova espécie, a divergência entre ela e a espécie ancestral é irreversível, pois a divergência genética acentuar-se-á e, consequentemente, um aprofundamento dos mecanismos de isolamento reprodutor. A especiação é um processo auto-reforçante.
Dois mecanismos fundamentais conduzem à especiação:
Especiação geográfica ou alopátrica – surgimento de barreiras geográficas entrepopulações;
Especiação simpátrica – factores intrínsecos á população conduzem ao isolamento genético.
Estes processos são muito graduais, pelo que podem surgir dúvidas quanto á classificação dos organismos na natureza em espécies completamente separadas ou apenas em populações com reduzido fluxo genético entre si.

Tipos de especiação
A especiação alopátrica pode ocorrer por diversos modos, entreeles, isolamento geográfico, ecológico ou por barreira de híbridos:
Especiação alopátrica
Este tipo de especiação alopátrica pode ser descrito por uma sequência de etapas:
duas populações da mesma espécie apresentam frequências genéticas ligeiramente diferentes, apesar de partilharem o mesmo fundo genético;
surgimento de uma barreira geográfica natural ou artificial (rios, montanhas,estradas, variações de temperatura, etc.) impede a troca de genes entre as duas populações;
por acumulação de mutações e por adaptação a condições ambientais diferentes, o fundo genético de cada grupo de indivíduos vai-se alterando;
os respectivos fundos genéticos divergem, levando a uma incapacidade de cruzamento entre os indivíduos das duas populações – mecanismos isoladores - mesmo se a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conceito de especie
  • Conceito de espécie
  • Conceito de espécie
  • Conceitos de espécie
  • Conceito e especies
  • Conceito espécie
  • Conceito e especies de titulos de credito
  • Taxonomia e conceito de espécies

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!