CONCEITO DE ÉTICA NA CONTEMPORANEIDADE SEGUNDO BAUMAN

468 palavras 2 páginas
Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”
Campus Experimental de Rosana

Thamyris Nilsen Rocca

RESENHA: “CONCEITO DE ÉTICA NA CONTEMPORANEIDADE SEGUNDO BAUMAN”

Rosana/SP
Abril/2014

Trabalho de resenha, produzido na UNESP- Campus Experimental de Rosana, sob orientação da Proº. Paulo Fernando da Silva.

Rosana/SP
Abril/2014
1. Resenha:
Em primeiro momento Bauman define que a era “pós-moderna” da ética traz uma concepção de moralidade diferente. Ele acredita que a moral é referenciada por elementos exteriores ao sujeito moral, portanto em uma era cujo o maior preceito é se definir livre e dono de suas decisões, o indivíduo ainda é regido por normas morais que foram impostas pelo sistema. Bauman durante toda a sua obra procura não identificar problemas como o que é a moralidade ou o que é uma pratica moral, mais sim estudar como essa nova perspectiva de ética afeta a vida da sociedade pós-moderna, utilizando questões filosóficas para desenvolver uma crítica sobre as concepções da ética moderna e pós-moderna.
Já a Ética do trabalho aborda a perspectiva marxista que define o trabalho como a atividade humana que tem como fim utilizar-se da natureza, modificando seu ambiente e procurando por meio dela satisfazer suas necessidades. Portanto, o homem usa de sua força para modificar o meio onde se vive, tornando-o assim próprio para a sua sobrevivência com algum conforto. Essa busca por modificações divide também a sociedade em classes, oriundas das formas de trabalho do capitalismo onde existe o proletariado que vende a única coisa que lhe resta, que é sua força bruta, e a burguesia que é redentora da matéria prima e dos meios de produção. Além das estruturas sociais desta visão trabalhista ele acredita assim como Bauman que a cultura é fonte de valor que rege as relações sociais. Portanto, para Bauman o ética do trabalho é um conjunto de normas de vida que não se encontram somente

Relacionados