CONCEITO DE SEMIÓFORO

430 palavras 2 páginas
AUTORA : elieuda vieira de araújo - IGUATU - CE 1. Debata o conceito de semióforo , apresentando um conceito elaborado por você .
Marilena Chauí emprega ao conceito de semióforo, dando ênfase a um conjunto de coisas carregadas de força simbólica, signos de poder e prestígio, cheios de significação, caracterizando-o com um traço fundamental, que o faz precioso – a sua singularidade.Fazendo-se jus à afirmação de Chauí “Um semióforo é fecundo por que dele não cessam de brotar efeitos de significação.
CONCEITO : Em todos os setores da sociedade há produção de semióforos, pois o ser humano não consegue sobreviver sem um objeto de culto, seja ele religioso, artístico, político, etc. Como por exemplo: o presidente, o padre , um time de futebol, um cantor favorito .

2. Diferencie : Estado , Nação , Povo de Deus e Estado-nação
Estado : Estado é uma instituição organizada políticamente, socialmente e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente.
Estado-nação : Chama-se Estado-nação ou nação-Estado quando um território delimitado é composto por um governo e uma população de composição étnico-cultural coesa, quase homogénea, sendo esse governo produto dessa mesma composição. Isto ocorre quando as delimitações étnicas e políticas coincidem. Nestes casos, normalmente, há pouca emigração e imigração, poucos membros de minorias étnicas, e poucos membros da etnia dominante a viver além fronteiras.
Nação : É a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam o mesmo idioma e tem os mesmos costumes, formando assim, um povo. Uma nação se mantém unida pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.
Povo de Deus :

3. Apresente os conceitos de :
Identidade Nacional : Define-se como um sentimento de pertencimento a um país, partilhado por um grupo de pessoas. Difere do nacionalismo

Relacionados