Conceito de projeto educativo e sua relev ncia em educa o

804 palavras 4 páginas
No texto “Projeto: Uma nova cultura de aprendizagem” da autora, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, uma estratégia mais interessante ao desfecho sobre o desenvolvimento de projetos no ambiente de aprendizagem se dá através de uma cultura de ensino inspirada nas ideias de Piaget, porém, sem as imposições caracterizadas por especialistas da educação.
O desenvolvimento da relação de aprendizagem se solidifica na participação mutua entre aluno e professor. Contexto, este, que justifica para um melhor relacionamento entre a pratica pedagógica e sua amplitude em um melhor aproveitamento da conexão com o ambiente de aprendizagem, que se modifica e de adapta a constante relação de ambiguidade e definições variáveis em prol da conexão mais intensa e objetiva com o saber. O que propicia mais vulnerabilidade para revisões e reelaborações na execução do processo de ensino.
As suas definições e articulações sobre os projetos de aprendizagem são bem filosóficos, mas carecem de determinada estatística real para definir melhor seus paramentos de desenvolvimento. Essa reforma personalizada ao meio de aprendizagem requerem diretrizes para que o ensino não se perca pelas diferenças do meio e se ampliem melhor com as diferenças que a personificação da relação de ensino, aluno e professor, fornecem com tal estratégia de ensino.
Também, no texto de Maria Elizabeth Brito Prado, “Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicações”, que o professor se torna mediador estratégico na busca do aluno em suas descobertas com a integração da (re)construção do conhecimento embasada em suas e inspiradas na busca de novas compreensões sobre o saber. Mas para tal feito, é necessário o professor ter clareza de suas intenções pedagógicas a cada particularidade do universo cognitivo e afetivo dos alunos. Se trata de um elo entre, realidade de sala de aula com tempo e espaço determinado, com possibilidade de intervenção do professor como educador. Tal feito, pode ser rompido pela necessidade de

Relacionados

  • Sistema tutores inteligentes
    35293 palavras | 142 páginas