CONCEITO DE PERFORMANCE E O TEATRO GREGO: ALEGORIA E SENTIDO DA REPRESENTAÇÃO

3947 palavras 16 páginas
CONCEITO DE PERFORMANCE E O TEATRO GREGO: ALEGORIA E SENTIDO DA REPRESENTAÇÃO

Acadêmico: Ruann Karllos Oliveira1
Orientadora: Laysmara Carneiro Edoardo2

RESUMO: Este artigo formula algumas hipóteses para se analisar os aspectos performáticos e teatrais utilizados por intérpretes gregos e as suas questões significativas para a transmissão do sentido de suas apresentações, onde são utilizadas as construções simbólicas de alegoria corporal. Uma destas hipóteses é a influência que se obteve através da produção imagética de máscaras e figurinos na construção representativa do público grego, transmitida historicamente para as expressões contemporâneas que ainda utilizam de tais instrumentos para prática simbólica atual. O foco se estende sob a perspectiva socioantropológica sendo abordadas as questões de representação simbólica e alegoria, de modo que a base teórica da pesquisa se baseia em estudos de Walter Benjamin, sobre o conceito de alegoria e estudos de Carl Jung sobre a construção de personagem e representação simbólica, buscando-se assim uma sistematização coerente sobre o assunto.

Palavras-chave: Aspectos performáticos. Construções simbólicas. Figurinos. Alegoria.

1 INTRODUÇÃO

A performance musical vem sido estabelecida por vários artistas, principalmente brasileiros, como o melhor veículo para demonstração idealística ao seu público. Este conceito se estende por todo período musical, fruto de conceitos oriundos da Grécia antiga, onde nos teatros eram apresentados encenações a pólis, para divertimento e propagação de ideologias, que muitas vezes eram elaboradas com detalhes clínicos para que a performance fosse a melhor possível e o público pudesse interpretá-las.
O conceito de performance artística está vinculado a uma manifestação que expressa novas ideias, um novo olhar ao objeto. Muitas vezes considerada como uma audiência do próprio trabalho artístico, sendo registrada por vídeos, fotografias ou desenhos preparatórios. As apresentações

Relacionados