conceito de parafigma de Thomas Kuhn

628 palavras 3 páginas
O conceito de paradigma de Thomas Kuhn
Entender as ciências é conhecer sua prática, seu funcionamento e seus mecanismos. É compreender o comportamento do cientista, suas atitudes e suas decisões. Foi a partir da compreensão, da prática do cientista, que Thomas Kuhn desvelou os mecanismos internos das ciências.
Segundo Kuhn, um paradigma inclui: um conjunto de leis científicas próprio; regras para aplicar as leis à realidade; regras para usar instrumentos científicos; certos princípios metafísicos e filosóficos (uma vez que apresenta pressupostos gerais sobre o funcionamento do universo). É o que Kuhn denomina de ciência normal. A ciência normal não se desenvolve por acumulação de descobertas e invenções individuais, mas por revoluções de paradigmas. Essas transformações de paradigmas são revoluções científicas e a transição sucessiva de um paradigma a outro. Por meio de uma revolução, é o padrão usual de desenvolvimento da ciência amadurecida. .
Segundo Kuhn, os paradigmas são as realizações cientificas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornece problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência. Baseando-se nas ideias de Thomas Kuhn, as principais funções de um paradigma incluem:
(1) determinar que tipo de problemas são objetos de estudo apropriados;
(2) especificar meios apropriados para estudar estes problemas; (3) delimitar o tipo de teorias e explicações que são aceitáveis;
Baseado em seu conceito do que seja paradigma, Kuhn desenvolveu um modelo de mudança na ciência. Que implica em: ciência normal, anomalia, crise, revolução, mudança pragmática, e incomensurabilidade.
Ciência normal - período em que os cientistas se preocupam apenas em solucionar problemas dentro das normas do paradigma, aumentar a quantidade de explicações e a credibilidade da teoria desse paradigma.
Anomalia - momento em que surgem enigmas, que recorrendo ao paradigma não conseguem resolver.
Crise - é quando as anomalias começam

Relacionados