Conceito de negociação

Páginas: 2 (456 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Observando a diversidade de opinião sobre negociação, negociar se tornou fundamental para uma vida profissional e pessoal bem sucedida hoje em dia, e o consenso é o fruto de uma negociação, que estasempre em processo de formação com um objetivo que seja satisfatório para ambas as partes.
A negociação pode ser um processo que envolve duas ou mais partes, com comunicação bilateral, cominteresse comum, afinidades ou conflitos, e que utiliza a informação, o poder e o tempo em prol de um acordo comum. Um bom negociador deve sempre ser um bom ouvinte, fazer planejamentos, serpaciente, ser ético, sempre visando a satisfação de ambas as partes de forma justa. Também deve-se tomar cuidado com a primeira oferta.
A negociação esta presente em tudo ao nosso redor, seja em umambiente familiar, no trabalho, e em eventos sociais. Cada vez notamos melhor que a negociação é base fundamental para a construção de relacionamentos seja ele pessoal ou profissional. Existem duasformas gerais de negociar: ou são flexíveis ou inflexíveis. O negociador flexível tenta evitar o conflito pessoal o que por vezes o pode fazer sentir explorado. O negociador inflexível encara qualquersituação como um confronto de vontades, no qual assume uma posição de querer ganhar, o que pode dar origem a uma resposta igualmente agressiva afetando assim a sua relação com a parte contrária. Restatambém referir que a negociação é um processo complexo que ocorrer no quotidiano de todos. Sem comunicação, não há negociação.
Algumas vezes, o processo de negociação entre as partesintervenientes fracassam. Nestas situações pode ocorrer a intervenção de terceiras partes para a resolução desse fracasso podendo-se chegar a um acordo. Normalmente a intervenção de terceiros tem de seraceite por ambas as partes e não só uma delas. Existem vários tipos de intervenção que podem ocorrer, nomeadamente um papel inquisitorial, onde ocorrer a filtragem de posições onde se tenta obter uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito de negociação
  • Conceitos da negociação
  • Conceitos de negociação
  • Conceito de negociação
  • Conceito de negociação
  • Conceitos de negociação
  • Conceito de Negociação
  • conceitos de negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!