Conceito de infância

Páginas: 3 (592 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2012
História da Infância
De acordo com o Philippe Ariès (importante historiador e medievalista francês da família e infância) foi por volta do século XVIII que surgiu o conceito de infância.Entende-se Infância como um estágio específico do desenvolvimento do ser humano onde o individuo tem idade e estatura menores e consequentemente de sentimentos e forma frágil.
Segundo Áries osentimento de infância não significa o mesmo que afeição pelas crianças, corresponde à consciência da particularidade infantil, essa particularidade que distingue essencialmente a criança do adulto,mesmo jovem (Áries, 1978 : 99). Porém durante a Idade Média não se havia uma distinção do que seria ideal para as crianças e o que seria adequado para os adultos e nem ao menos dava importância as suasidades da vida, pois a idade não fazia parte da identidade medieval. Só no séc.XVIII a idade passou a ganhar uma atenção especial quando reformadores religiosos e civis impuseram isso nas camadas maisprivilegiadas da sociedade. Na idade Média quando teóricos começam a lidar com o termo idade por não terem uma visão mais adequada do termo infância relacionaram uma série de idades, estas idadesestavam divididas em primeira idade, segunda idade e terceira idade. A primeira idade é a infância época em que nasce os dentes que dura até os sete anos, a segunda idade é a não falante que dura até os 14anos, a terceira idade é chamada de adolescência e pode durar até os 28 anos ou podendo se estender até os 30 a 35 anos de idade. Segundo esta análise o crescimento duraria até 28 ou 35 anos deidade. O homem maduro iniciaria sua fase aos 45 anos ou 50 anos de idade. Associado às idades há também algumas especificidades divididas em períodos como por exemplo a idade dos brinquedos, idade daescola, idade do amor, etc.
A concepção de infância dos dias atuais é bem diferente de alguns séculos atrás, a humanidade nem sempre viu a criança como um ser em particular, historicamente, foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INFÂNCIA E SOCIEDADE: O Conceito de Infância
  • Conceito de infancia
  • Conceito de infancia
  • conceito de infancia
  • O conceito de infância no decorrer da história
  • Artigo conceito de infancia
  • A Construção Social do Conceito de Infância
  • os conceitos de infância e educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!