Conceito de globalização

Páginas: 7 (1560 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
Conceito de Globalização
"A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração económica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenómeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maioresmercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos económicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transacções financeiras,expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de actuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Globaliza%C3%A7%C3%A3o

Apesar do fenómeno da globalização se terintensificado fortemente ao longo das duas últimas décadas, ele não é totalmente novo. Na verdade, a globalização foi iniciada no séc. XV com os descobrimentos portugueses, período em que as trocas comerciais adquiriram um dimensão mundial. Ao longo dos séculos seguintes, a globalização foi-se intensificando motivada pelo acentuar das trocas comerciais entre os países europeus e as suas colóniasespalhadas por todo o mundo. Na segunda metade do séc. XX, no rescaldo da IIª Guerra Mundial o fenómeno ganha novo ímpeto com o surgimento de diversas formas de integração económica (com destaque para a CEE e para a EFTA), e o desenvolvimento dos transportes e das comunicações. Mas é já no final da década de 1980 que o termo globalização começa a ser utilizado, designando não apenas a mundialização daeconomia, mas também o intercâmbio cultural e a interdependência social e política ao nível mundial.

"Globalização: prós e contras
Henkel:
Henkel: "Xingar a economia não leva a nada"
Dois pontos de vista extremos sobre a globalização: o empresário Hans-Olaf Henkel a defende com euforia, Ernst-Ulrich von Weizsäcker, pesquisador e político social-democrata enumera seus perigos.
A DeutscheWelle entrevistou duas personalidades da economia e política alemãs sobre um dos grandes conceitos da atualidade: a globalização. Quais são seus reais efeitos, para além dos temores ou do fato de que estreite os laços entre os mercados? As perguntas são de Oliver Schilling.
A favor: Hans-Olaf Henkel
Até 2000, Hans-Olaf Henkel foi presidente da Confederação Alemã da Indústria (BDI). Na qualidade derepresentante do empresariado, sempre insistiu no significado da globalização para a política e a economia. Ele participa de diversos conselhos administrativos, além de presidir o Grupo Científico Gottfried W. Leibniz, que engloba 79 instituições de pesquisa da Alemanha. Henkel é um declarado entusiasta da globalização. A mais recente de suas numerosas publicações intitula-se A ética do sucesso.Sr. Henkel, o que significa globalização para o senhor?
Para mim, é a melhor notícia para a humanidade, desde o Iluminismo e a Declaração dos Direitos Humanos. Globalização não significa apenas que bens, mercadorias e serviços circulam pelo mundo inteiro; acima de tudo, ela implica o intercâmbio das melhores idéias.
Quais são as chances e riscos da globalização?
Via de regra, dá-se demasiadaênfase a seus riscos, há um sem-número de best-sellers que fazem a caveira da globalização. As vantagens são o que eu chamaria de triângulo mágico: democracia, direitos humanos e economia social de mercado.
A economia alemã está preparada para a globalização?
Como segundo maior exportador do mundo, a Alemanha está plenamente acostumada às condições da globalização. O novo é que cada vez mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito de globalização
  • Globalização, Conceito
  • conceitos de globalização
  • O CONCEITO DE GLOBALIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
  • GLOBALIZAÇÃO: CONCEITOS E CONSEQUÊNCIAS SOBRE O EMPREGO
  • RESUMO: MÉSZÁROS, I. Marx, nosso contemporâneo, e o seu conceito de globalização.
  • Globalização
  • Globalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!