Conceito De Gin Stica Aer Bica

2747 palavras 11 páginas
Conceito de Ginástica Aeróbica
"É uma atividade física realizada individualmente ou em grupo, que tem o seu ritmo determinado pela música escolhida pelo professor, com o principal objetivo de desenvolver a capacidade aeróbica do indivíduo".
É reconhecida como um atividade física rítmica, que utiliza os grandes grupos musculares mantendo uma intensidade adequada por um período prolongado.
Chamada de Ginástica Aeróbica (com variações como cardiofunk, aerobahia, aeroaxé, aerofunk, aerodance, aerolambada, etc...) ou popularmente de "aeróbica", enquadra-se nos conjuntos dos exercícios chamados aeróbicos, que buscam a melhoria das condições cardio-respiratórias e circulatórias. A manutenção destas condições em níveis compatíveis com os considerados adequados é fator determinante de uma menor possibilidade de acidentes vasculares ou qualquer tipo de moléstia do coração, provenientes da inatividade por nós chamada de sedentarismo.

Princípios do Exercício Aeróbio
Pesquisadores consideram os melhores exercícios aeróbicos os que mantêm uma intensidade constante durante todo o tempo. Isso é muito importante, principalmente, para indivíduos sedentários que estão iniciando uma atividade física ou para indivíduos com sintomas de doenças cardiovasculares como dor no peito, disritmia cardíaca ou pressão alta.
Existem outras atividades que são menos estáveis, mas que não são recomendadas para todos os grupos. Veja exemplos:
- Intensidade constante: caminhada, escalada, "jogging", corrida, step, bicicleta ergométrica, ciclismo, remo, skate , roller blading, ski.
- Intensidade inconstante: tênis, squash, handebol, futebol, basquete, e outros aneróbicos.
Existem 3 aspectos importantes que devem ser considerados e monitorados para que se obtenha os melhores benefícios e segurança em uma aula:
- Freqüência: (deve ser praticado de 3 a 5 vezes por semana);
- Intensidade: (deve ser monitorada a F.C. a fim de se evitar o estresse - Zona Alvo : de 60% - 85% da FCM);
- Duração: (deve ser de

Relacionados

  • ASgfdjytrgeg
    32537 palavras | 131 páginas