Conceito de gestão de operações de comercio exterior

Páginas: 22 (5302 palavras) Publicado: 20 de março de 2012
http://www.comexblog.com.br/downloads
Artigo-A importância da Gestão de Custos Logísticos

A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva é uma evolução natural do pensamento administrativo. As atividades de transporte, estoques e comunicações iniciaram-se antes mesmo da existência de um comércioativo entre regiões vizinhas. Custos logísticos são um fator-chave para estimular o comércio. O comércio entre países e entre regiões de um mesmo país é freqüentemente determinado pelo fato de que diferenças nos custos de produção podem mais do que compensar os custos logísticos necessários para o transporte entre as regiões. A relevância da logística é influenciada diretamente pelos custosassociados à suas atividades. O aumento do comércio internacional indica que a especialização do trabalho continua acontecendo numa escala mundial. À medida que estes problemas puderem ser solucionados, todos poderão beneficiar-se de mercadorias de melhor qualidade e menor custo. Grandes esforços já foram feitos para o desenvolvimento de sistemas logísticos mais e mais eficientes.

O mundo está setornando cada vez mais um mercado global. As fronteiras geográficas estão desaparecendo e a expectativa é de que as empresas devem estar mais preparadas e habilitadas para enfrentarem as realidades desse novo desafio, sendo levadas ao desenvolvimento de estratégias para projetar produtos para um mercado global, maximizando os recursos ao produzi-los. O mercado exige das empresas atuar com velocidade eflexibilidade sem relegar a oferta de produtos e serviços com preços reduzidos e elevados níveis de qualidade.

Neste cenário de imposições e desafios às empresas, a logística tem se revelado um recurso da maior importância, atribuindo-lhes diferenciais de qualidade e maior contribuição para os seus lucros.

Definida como o campo da administração que se preocupa com a organização de recursosnecessários para colocar produtos e serviços onde e quando os consumidores os desejam, de acordo com Ballou (1993), a logística empresarial, tem na literatura diversas definições e significados, o que nos leva a um conjunto de terminologias para designar as áreas onde se desenvolve, tais como: transportes, distribuição, distribuição física, suprimento e distribuição, administração de materiais,operações e logística.

A logística empresarial, ainda segundo definição de Ballou (1993) “associa estudo e administração dos fluxos de bens e serviços e da informação associada que os põe em movimento” e implica tanto no suprimento físico ou administração de materiais como na distribuição física. A este conceito alguns autores chamam de “gestão da cadeia de suprimentos” ou “supply chainmanagement”, que contém importantes implicações para o gerenciamento estratégico dos negócios em geral.

FIGURA 1: LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Fornecedores Fábricas Clientes

Administração de materiais

Distribuiçã o física

Cadeia de suprimentos

Fonte: Adaptado de Ballou, (1993: 35)

A logística tem o objetivo de tornar os produtos e serviços disponíveis no local onde são necessários e nomomento em que são desejados, facilitando as operações de produção e marketing. Assim a contabilidade de custos tem procurado evoluir para captar com propriedade, os efeitos positivos que a logística tem proporcionado as empresas, contudo cabe aos profissionais da contabilidade maiores cuidados quanto a classificação dos custos, para que se possa ter de forma transparente e precisa a contribuição doscustos com logística sobre os resultados das empresas, como veremos no decorrer deste trabalho.

Segundo Bio, Robles e Faria (2002), “é comum deparar-se com a afirmação que custos logísticos envolvem apenas os custos com transporte”. Segundo os pesquisadores, essa confusão ocorre porque os custos com transportes representam o maior custo isolado da cadeia de logística. Mas, como veremos no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Operações de comercio Exterior
  • Gestão de Comércio Exterior
  • Gestão em comercio exterior
  • Gestão em comércio exterior
  • A atuação do despachante aduaneiro nas operações de comércio exterior
  • Gestão participativa: conceitos e operações fundamentais
  • Gestao ambiental
  • Gestão Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!