Conceito de família

Páginas: 7 (1728 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
Conceto de família
Famílias Homoafetivas

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 Desenvolvimento...................................................................................................5
3 Conclusão...............................................................................................................8
4Referências..............................................................................................................9


1 INTRODUÇÃO

No contexto atual não mais se pode identificar como família apenas a relação entre um homem e uma mulher ungidos pelos sagrados laços do matrimônio. Rompidos os paradigmas identificadores da família, que se esteavam na tríade casamento, sexo e reprodução, sendo necessário buscar um novo conceito de família.
Esta não se restringe aorelacionamento com o selo da oficialidade, pois o Judiciário, ao emprestar juridicidade ao que era chamado de concubinato, impôs ao constituinte o alargamento do conceito de entidade familiar.
Nos dias atuais podemos nomear alguns tipos de formações familiar presente em nossa sociedade.
Família Tradicional; é aquela em que um casal que se encontre afetivamente ligado e que desta união geremfilhos.
Família monoparental; diferentemente da família tradicional, ligada pelos laços do matrimônio, é unida pelos laços sangüíneos entre pais e filhos, pautados pelo amor e afinidade de uns em relação aos outros.
Família anaparental, expressão utilizada por Sérgio Resende Barros e referida por Maria Berenice Dias, constituí aquele núcleo familiar constituída por pessoas, ainda que não parentesdentro de uma estruturação com identidade de propósito.
Família eudemonista; é aquela família formada pela da convivência entre pessoas por laços afetivos e solidariedade mútua.
Famílias Homoafetivas; são aquelas famílias formadas por pessoas do mesmo sexo seja mulher ou homem.
O exercício da sexualidade é um direito natural, que nasce com o indivíduo e o acompanha por toda a sua vida, compreendetambém a sua dignidade, portanto, ninguém “pode se realizar como ser humano, se não tiver assegurado o respeito ao exercício da sexualidade” (DIAS, p.31, 2008).
O tratamento ministrado pelo Estado às relações entre companheiros homossexuais vem se adequando à nova realidade. Sob esse aspecto é importante realçar a relevância do papel desempenhado pela doutrina que, sob a liderança de algunsjuristas com visão atualizada e sensível.
Confirma-se a visão moderna acerca das relações familiares, dissociada dos valores antiquados, ultrapassados, materiais e patrimoniais que prevaleceram em tempos passados.

2 DESENVOLVIMENTO
No decorrer da história da humanidade o conceito de família mudou muito, principalmente no último século que passou por uma reestruturação.
Estas mudanças ficarammais evidentes apartir da Revolução Industrial com o êxodo rural em que as famílias vinham para as cidades em busca de trabalho e de uma melhor condição de vida.
Desabrochando, portanto, um alto índice de violência e proliferando a pobreza, a separação das famílias por morte ou abandono do lar e também o abandono de crianças nas casas de assistência.
A globalização, os avanços tecnológicos ea correria dos tempos modernos acentuaram estas mudanças.
O conceito de família tem sofrido, por força do constante avanço evolutivo da sociedade. A força da cultura, do poder econômico, de estruturas sócio-políticas, tem se tentado em muito ultrapassar as fronteiras popularmente encontradas, onde se tem nas figuras do pai, mãe e filhos a melhor definição ainda estabelecida para o conceito defamília.
Nos dias atuais podemos nomear alguns tipos de formações familiar presente em nossa sociedade.
__Família Tradicional; é aquela em que um casal que se encontre afetivamente ligado e que desta união gerem filhos, os papéis devem ser claramente estabelecidos, bem como as funções que cada integrante desta desempenham. Como função paterna, a representação do masculino, do chefe da família....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos de Família
  • Conceitos de familia
  • conceito de familia
  • Conceito de família
  • Conceito de família
  • O conceito de familia
  • conceito de familia
  • Conceito de família

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!