Conceito de emulsão

Páginas: 8 (1908 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2012
CONCEITO DE EMULSÃO:
Sob o ponto de vista físico-químico, podemos definir emulsão, como sendo uma dispersão mais ou menos estável de um líquido num outro, constando de duas fases não miscíveis:
* uma fase hidrocarbonada e uma fase aquosa
No caso particular das emulsões asfálticas, o cimento asfáltico em estado líquido (aquecido) é pulverizado em moinho coloidal, juntamente com uma soluçãode água e tensoativo (emulsificante), formando uma emulsão direta (coloidal).
A quantidade de emulsificante é da ordem de 0,2% a 2,0%, na fase aquosa e a quantidade de asfalto é da ordem de 58% a 70%.
Pela força centrífuga do moinho, o asfalto é dispersado em micro-partículas (glóbulos) da ordem de 1 a 10 micras, sendo envolvidas por uma película do agente emulsificante, o qual impede, apesar daforça de atração das moléculas de asfalto, que as partículas se unam, tornando a emulsão estável.
A cor das emulsões asfálticas (antes da ruptura/ união dos glóbulos de asfalto) é marrom(escura ou castanho), constituindo esta característica em elemento auxiliar para inspeção visual e constatação rápida das boas condições do produto.
Da qualidade e quantidade do agente emulsificante dependementre outros fatores, a viscosidade do produto, a classificação quanto ao tipo de carga elétrica das partículas e quanto ao tempo de ruptura.
Quanto a carga elétrica das partículas as emulsões se classificam em:
*catiônicas
*aniônicas 
*bi-iônicas
*não-iônicas
Quanto ao tempo de ruptura, as emulsões se classificam em:
*ruptura rápida 
*ruptura média
*ruptura lenta
*ControladaCLASSIFICAÇÃO DAS EMULSÕES ASFÁLTICAS CATIÔNICAS (CONVENCIONAIS):
Por apresentarem excelente adesividade para qualquer tipo de agregado, alcalino, ácido, seco ou úmido, possibilitando a utilização de certos agregados que anteriormente, eram rejeitados pela sua má adesividade, pois as emulsões asfálticas cationicas deixam, após sua ruptura, um depósito de asfalto homogeneamente dopado sobre a superfície dosmesmos, sendo portanto utilizadas na totalidade das obras no Brasil em que se empregam as emulsões asfálticas.
São classificadas de acordo com a sua velocidade de ruptura e pela carga das partículas eletrizadas positivamente, constituindo tipos, atendendo outros requisitos como viscosidade Saybolt Furol, teor de solvente, residual asfáltico, demulsibilidade, cujas nomenclaturas, são as seguintes:* RR-1C e RR-2C, RM-1C e RM-2C, RL-1C, LA-1C, LA-2C.
CLASSIFICAÇÃO DAS EMULSÕES ASFÁLTICAS CATIÔNICAS (MODIFICADAS POLÍMEROS):
A moderna tecnologia de pavimentação asfáltica, desenvolvida e consagradas em paísis da Europa e Estados Unidos, a partir dos anos 90, e no Brasil com o advento das  concessões de rodovias, inicialmente no sul e sudeste do país, a partir dos meados de 1995. Estastecnologias tem sido adotadas com o emprego dos asfaltos e das emulsões modificadas por polímeros sintéticos (elastomeros  do tipo SBS (estireno-butadieno-estireno), tipo SBR (estireno-butadieno-rubber) e borrachas naturais (látex). São classificadas de acordo com o tipo de polímero modificador e as demais características de ruptura das emulsões convencionais, cujas nomenclaturas especificadas peloIBP/ABNT/ANP são as seguintes:
· RR1C-E, RR2C-E, RL1C-E e RC1C-E 
MECANISMO DE RUPTURA DA EMULSÃO ASFÁLTICA:
A ruptura de uma emulsão asfáltica é o fenômeno que ocorre quando os glóbulos de asfalto da emulsão, dispersos na água, em contato com o agregado mineral sofrem uma ionização por parte deste, dando origem à formação de um composto insolúvel em água que se precipitará sobre o materialpétreo ou pela evaporação da fase aquosa.
As emulsões asfálticas catiônicas rompem pela adsorção da parte polar da molécula pelo agregado mineral com o qual entram em contato (fenômeno preponderante químico) ou nas emulsões de ruptura lenta, a ocorrência de fenômeno físico , para a evaporação da fase aquosa, onde agregado se recobrirá de um filme graxo hidrófobo, que repelirá a água e fixará o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emulsão
  • Emulsão
  • Emulsão
  • Emulsão O/A
  • Emulsao
  • Emulsão
  • emulsão
  • Emulsão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!