CONCEITO DE DESPORTO E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO

267 palavras 2 páginas
Existe várias hipóteses acerca da origem do Futebol, através de várias pesquisas e de alguns cruzamentos de informação chegamos a várias hipóteses.
Como todos sabemos na altura da Pré-historia, já existia arte. A arte rupreste foi a primeira q dar provas que nos ajudam a perceber quando é que o ser humano começou a “pensar em Futebol”.
Foi descoberta uma pintura rupréstica, em Bachofen, na Ilha Oceânica de Nova Guiné. Esta pintura retrata alguns homens de características típicas da altura a correr atrás de um objecto arredondado que desliza no chão. Há autores que dizem que nesta época o homem já tinha interesse por actividades físicas com o objectivo de se entreter e divertir.
O Dr. Barkans (especialista em arte rupreste) afirma que a figura presente na pintura mostra um homem (pré-histórico) a seguir um objecto. O especialista diz que este homem se encontra numa postura lúdica. Segundo Jules Rimet (presidente da FIFA de 1921- 1954) a modalidade em questão teve origem no extremo oriente, mais propriamente na China e no Japão. No séc V a.C., o exército do imperador jogava um jogo denominado de “Tsu- chu”. A bola era feita de couro tratado e seco, revestido por crinas de cavalo e pelos grossos, pedaços de madeira e alguns vegetais resistentes com o bambu.
Eram formadas duas equipa de oito jogadores, com o objectivo de passar o esférico sobre um fio estendido de uma estaca a outra. Para isso os soldados não podiam deixar cair a bola e a sua disputa era violenta, tanto podiam tentar retira-la com as mãos como com os pés.

Relacionados