Conceito De Computador

Páginas: 9 (2137 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
Introdução

Neste presente trabalho de grande importância da disciplina de TIC irei abordar sobre o computador, e tem como objectivo de conhecer o conceitos do computador, unidade central de processamento, a memoria principal, do componente de um sistema informático, e também irei abordar sobre a classificação da memoria do computador.

Conceito de computador
O computador é uma máquinaelectrónica que permite processar dados. O termo provém do latim computare (“calcular”).
Um computador é composto por uma série de circuitos integrados e outros componentes relacionados, que possibilitam a execução de uma variedade de sequências ou rotinas de instruções indicadas pelo utilizador. Estas sequências são sistematizadas em função de uma grande variedade de aplicações práticas e determinadas,num processo que se denomina programação.
Para funcionar, o computador necessita de programas informáticos (software) que fornecem dados específicos, necessários para o processamento dos dados. Uma vez obtida a informação desejada, esta pode ser utilizada internamente ou transferida para outro computador ou componente electrónico.
Ainda que a tecnologia tenha evoluído desde o aparecimento dosprimeiros computadores na década de 40, a maioria ainda respeita a arquitectura (ou o modelo) Eckert-Mauchly, proposta por John von Neumann e criada por John Presper Eckert e John William Mauchly.

Conceito de unidade central de processamento (CPU)
A CPU ou UCP (Unidade Central de Processamento), também chamada de processador ou microprocessador, é o "cérebro" do computador. É no processador que sãofeitos os cálculos lógicos e aritméticos e o controlo de toda a máquina. Pode-se mesmo afirmar que o computador é a CPU, o resto são periféricos.
A CPU é um circuito integrado (chip) de vital importância para o computador. Dentro do processador existem milhões de transístores.


Memória Principal
O computador possui dispositivos que permitem armazenar dados, isntruções e resultados. A essesdispositivos dá-se o nome de memórias. Comunicam directamente com o processador e armazenam temporariamente (RAM e Cache) ou permanentemente (ROM) pequenas quantidades de informação. Devido ao seu cariz fundamental, este tipo de memória foi designado MEMÓRIA PRINCIPAL, CENTRAL ou PRIMÁRIA.
A memória principal é contituída por três tipos de memórias distintos:
Memória RAM
Memória ROM
Memória CacheMemória RAM
O termo RAM (Random Access Memory) é usado para designar uma memória de acesso aleatório, ou seja, uma memória com facilidade de acesso a todos os endereços, no qual o tempo de acesso a qualquer um deles é constante. Os dados neste tipo de memória podem ser lidos, escritos e apagados pelo processador.

Memória de leitura - ROM
A sigla ROM (Read Only Memory) representa uma memória apenasde leitura. As memórias ROM têm como função o armazenamento de instruções básicas sobre o hardware do computador, tais como as rotinas de arranque, rotinas de teste de dispositivos de hardware e todas as instruções necessárias para que o processador reconheça e interaja correctamente com os dispositivos de entrada e saída.

Memória Cache
O processador é muito mais rápido do que a memória RAM.Isso faz com que fique subutilizado quando envia muitos dados. Durante grande parte do tempo não processa nada, só espera que a memória fique pronta para enviar novamente os dados.
Para fazer com que o processador não fique subutilizado quando envia muitos dados para a RAM, foi colocada uma memória mais rápida, chamada de CACHE, do tipo SRAM (Static Random Access Memory).
Os dados são lidos damemória RAM e copiados para a memória Cache. Estando esses dados na Cache, o processador acede mais rapidamente a eles quando necessita.

Estrutura Básica: Entrada, Processamento e Saída
Todo computador, seja ele qual for, possuí a seguinte estrutura básica de processamento de dados:

Como sabemos, os computadores realizam cálculos e tomam decisões lógicas em altas velocidades. Ou seja, ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos de computadores
  • O conceito de computador pessoal
  • Conceitos básicos do computador
  • Manutenção de computadores
  • conceito de redes de computadores
  • Arquitetura e Organização de Computadores
  • PRINCIPAIS CONCEITOS SOBRE COMPUTADORES PARA O FOLDER
  • Processadores para Ensino de Conceitos Básicos de Arquitetura de Computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!