Conceito De Base De Dados

Páginas: 9 (2062 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
Introdução
O presente trabalho de TIC ira tratar aspectos ligados a base de dados, propomos ao leitor que faça alguma análise sobre os conceitos de base de dados nas organizações, as causas que origina nas relações e os seus aspectos positivos na revolução. Sendo um tema que se considera em discursão aberta, necessitamos ricas contribuições dos colegas para uma abordagem mais profunda dotrabalho. Por fim considerar que objecto geral deste tema é de possuir conhecimentos sobre base de dados.
















1.1.Conceito de base de dados
Uma base de dados (BD) e um conjunto de dados interrelacionado e armazenados em algum dispositivo. Por exemplo, pode ser uma lista de material existente nu armazém, endereço, dados dos empregados, informações sobre cliente ou facturas. Por dadospodemos entender facto conhecido que pode ser armazenado que possuem um significado implícito
Porem, o significado do termo básico dados e mais restrito que a definição dada acima. Uma base de dados possui as seguintes propriedade:
E uma colecção lógica e coerente de dados com significado inerente.
E uma disposição desordenada dos dados não pode ser referenciada como uma base de dados.
Possui umconjunto de pré-definido de usuário e aplicações.


1.2.Aplicação de bases de dados
Já se faz referencial aos diversos campos de actividade onde são aplicadas necessariamente as bases de dados, mas, mesmo assim, em jeito de resumo, pode-se dizer que as bases de dados são amplamente usadas em:
Bancos: para informações de clientes, contas, empréstimos e todas taxações bancarias.
Linhas aéreas: parareservar informações de horários. As líneas aéreas foram uma das primeiras a usar bases de dados de maneiras geograficamente distribuída.
Universidade: para informações de alunos, registos de recursos e notas.
Trazaccoes de cartão de crédito: para compras com cartões de crédito e geração de factura mensagens.
Telecomunicações: para manter registo de chamadas avisadas, gerar cobranças mensagens,manter saldo de cartões de chamada pré-pago e armazenar informações sobre as redes de comunicações.
Finanças: para armazenar informações sobre valor mobiliários, vendas e compras e instrumento financeiro como acções e títulos; também para armazenar dados de mercados em tempo real a fim permitir negócios on-line por clientes e automatizadas pelas empresas.
Vendas: para informações de clientes,produtos e compras.
Industria: para gestão de cadeia de suprimento, controlar a produção de itens nas fábricas, e estokes de itens em armazéns e lojas.
Recursos humanos: para informações sobre funcionários, salários, descontos em folha de pagamento, benefícios e para geração de contra- cheques.

1.3.Conceito de sistema de gestão de bases de dados (SGBD).
Para criar e gerir bases de dados sãonecessárias programas específicos normalmente designados SGBD-sistemas de gestão de bases de dados (ou DBMS-database managemente systems).
Os SGBD são programa que permite criar e manipular bases de dados, em que os dados são estruturados com independência relativamente aos programas de aplicação que os manipulam.
A independe cia dos dados de SGBD significa que e possível alterar a estrutura dos dados semque isso implique necessariamente reformularia o programa que opera com dados ( o SGBD).
Exemplo de sistema de gestão de bases de dados comerceia:
Microsoft access.
Foxpro.
Informix.
Oracle.
Microsoft SQL server.
PostgreSQL.
MySQL.
Firebird.


1.3.1.Sistemas de ficheiros
Podemos manter a informação utilizando sistema de ficheiro ou SGBD's. Mas deve-se ter em conta que a quantidade de informaçõestem tendências a ser grande e a aumentar com o tempo, tornando quase impossível mantê-la em memória, o que requerer a utilização de dispositivo de armazenamento de grande capacidade. A utilização que se pretende a dar a informação e determinante na decisão da utilização de um SGBD.

1.3.2.Vantagens de SGBD
Independência dos dados.
Acesso eficiente aos dados.
Redução do tempo de desenvolvimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos de Base de Dados
  • Conceitos gerais sobre bases de dados
  • Base de Dados
  • Base de dados
  • base de dados
  • Base de dados
  • Bases de Dados
  • base de dados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!