conceito das demonstrações contábeis

Páginas: 8 (1761 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1.1) Conceito das Demonstrações Contábeis
Segundo a Lei 6.404/1976, as demonstrações contábeis são um conjunto de informações e relatórios que são extraídos após o registro de todos documentos de um área contábil de uma entidade ou empresa, durante um período. Os documentos devem ser obrigatoriamente divulgados anualmente, e obedecer a critérios estabelecendo quais demonstrações devem serelaboradas numa empresa seja ela de capital aberto ou não.
Na Lei 6404/76 estabeleceu que as empresas de capital aberto deverão publicar suas demonstrações contábeis no fim de cada exercício social (01/01/x1 – 31/12/x1). Essas demonstrações irão expressar a situação patrimonial da empresa, auxiliando usuários na tomada de decisão.
Empresa de capital aberto, é uma sociedadeanônima, em que suas ações podem ser negociáveis na Bolsa de Valores, ao contrario do capital fechado onde ações não são comercializadas em bolsas de valores ou mercado. É uma empresa composta por diversos sócios.
As demonstrações exigidas para as empresas de capital aberto são:
● Balanço Patrimonial ( BP)- É uma demonstração contábil que evidencia, qualidade, quantidade, em uma determinada data etem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade.
● Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL)- Mostra todas as movimentações podendo ser perdas ou acréscimo, nas contas que formam o patrimônio liquido.
● Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR)- Indicará as modificações na posição financeiras que originaram as variações do capitalcirculante liquido da entidade.

1.1) Divulgação das Demonstrações Contábeis
Segundo a Lei 6.404 de 15 de Dezembro de 1976¹, considera-se;

Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia, e as mutações ocorridas noexercício:
I - balanço patrimonial;
II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
III - demonstração do resultado do exercício; e
IV - demonstração das origens e aplicações de recursos.
IV – demonstração de fluxo de caixa e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)
V - se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)

§ 1º As demonstrações de cadaexercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.
§ 2º Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1 (um décimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas é vedada a utilização de designações genéricas, como "diversascontas" ou "contas-correntes".
§ 3º As demonstrações financeiras registrarão a destinação dos lucros segundo a proposta dos órgãos da administração, no pressuposto de sua aprovação pela assembleia -geral.
§ 4º As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultadosdo exercício.
§ 5º As notas deverão indicar:

a) Os principais critérios se avaliação dos elementos patrimoniais, especialmente estoques, dos cálculos de depreciação, amortização e exaustão, de constituição de provisões para encargos ou riscos, e dos ajustes para atender a perdas prováveis na realização de elementos do ativo;
b) os investimentos em outras sociedades, quando relevantes (artigo247, parágrafo único);
c) o aumento de valor de elementos do ativo resultante de novas avaliações (artigo 182, § 3º);
d) os ônus reais constituídos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais ou contingentes;
e) a taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigações a longo prazo;
f) o número, espécies e classes das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • demonstrações contabeis
  • Demonstrações contabeis
  • Demonstrações contábeis
  • Demonstrações contábeis
  • Demonstrações contabeis
  • Demonstrações contábeis
  • Demonstrações Contábeis
  • Demonstrações Contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!