Conceito da economia

Páginas: 5 (1241 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2012
Definição da Economia

A definição tem por fim fazer conhecer uma coisa, ou revelar a significação de uma palavra. Existem duas espécies principais de definições.
- definições nominais ( são as definições de palavras ) ;
- definições reais ( são as definições de coisas ).
É sempre possível definir as palavras, como fizemos quando da definição etimológica de Economia.
Entretanto, adefinição etimológica de Economia indica uma coisa – a administração da casa - porem seu estudo visa a outra completamente diferente : as relações humanas denominadas econômicas.
Nossa definição real de Economia pode ser assim enunciada:
“Economia é a ciência de estuda as relações humanas denominadas econômicas, avaliáveis em moedas e tendo por fim um consumo.”
A economia deve ser considerada comociência, porque forma um sistema lógico de conhecimentos sobre seu objeto.
Muitos autores não consideram a Economia uma ciência. Ela não é como física, dizem alguns. Uma das criticas mais comuns tem como fundamento os erros ou enganos cometidos pelos economistas, tanto no passado como no presente. Por isso, alguns críticos chegam a definir injustamente a economia como ciência do desanimo, dodesgosto etc.
No tocante a física, com qual a Economia quase sempre é comparada, devemos observar e sabemos que o átomo – a menor fração de um elemento-não tem o poder de pensar e tão pouco a capacidade de aprender. Já o homem possui estas duas faculdades: pensar e aprender. Por isso pode falhar. Comete erros e enganos em suas provisões e tomadas de decisões. Isso, entretanto, não tira o carátercientifico das chamadas ciências humanas, como, em nosso caso, a Economia. Daí porque somos levados a considerar a Economia como uma ciência que se constitui num sistema coerente de conhecimentos sobre determinado objeto. É assim que ela deve Ser atendida se não, pelo menos por uma questão de lógica.
Livro: Iniciação de Economia, 2 º Edição Revista
Adelphino Teixeira da SilvaObjetivo da Economia

Em posse das informações sobre necessidades humanas e recursos, podemos dizer que toda atividade econômica de uma sociedade é realizada na intenção de produzir bens e serviços que se destinem a satisfação das necessidades individual ou coletiva dos indivíduos.
Precisamos também de lembrar de que as necessidades humanas são variadas e incansáveis, aumentando, emconsequência, as exigências de consumo. As pessoas não se contentam apenas com o que tem. Então sempre querendo mais, ate mesmo pela exploração da mídia, como já citamos.
Por outro lado, vimos também que a produção de bens e serviços exige à organização e combinação dos fatores de produção existentes a disposição da sociedade. Esses fatores são limitados e escassos, pois não existem em quantidadesuficiente quanto os desejados.
Eis então, a razão da existência da teoria econômica, o que os economistas chamam de lei da escassez.
Livro: Introdução da Economia
Sylvia Regina Colhari

Noções Gerais de Economias
Uma vez entendido o sentido econômico da escassez, podemos passar para definição da Economia. Em termos etimológicos a palavra economia vem do grego oikos(casa ) e nomos (normal lei ), Teríamos, então a palavra oikonomia que significa administração de uma unidade habitacional (casa) , podendo também ser entendida como “administração da coisa pública “ ou de um Estado.
Por essa razão, quando nos referimos a uma pessoa taxando-a de econômica, estamos querendo dizer que ela é cuidadosa e parcimoniosa no gasto de dinheiro ou na utilização de materiais,ou seja, que ela é cuidadosa na administração de seus recursos.
Em Economia, por sua vez, estudamos as maneiras pelas quais os diferentes tipos de sistemas econômicos administram seus limitados recursos com a finalidade de produzir bens e serviços, objetivando satisfazer as ilimitadas necessidades da população.
Se o objetivo é atender ao Máximo as necessidades da população desses recursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conceitos de economia
  • Conceito economia
  • conceito de Economia
  • Conceitos de economia
  • Conceitos de Economia
  • Conceito de economia
  • conceitos de economia
  • Conceitos de economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!