Comunição ao longo do canal de merketing

1642 palavras 7 páginas
Comunicação ao longo do canal Quando tratamos de comunicação no canal de marketing estamos tratando de um assunto bem amplo, com varias ramificações de estratégias e técnicas. Temos dois cominhos principais a seguir quando definimos as estratégias a serem usadas, é a estratégia de puxar e a estratégia de empurrar.

Ao longo deste levantamento sobre essas técnicas vamos aprofundar um pouco mais e definir alguns conceitos.

Estratégia de puxar

Esse tipo de estratégia visa uma comunicação direta do fabricante com seu público-alvo, com a intenção de criar um desejo de consumo por determinado produto. Uma vez que, varias pessoas sentem a necessidade ou desejo de adquirir o produto do fabricante, vão procurar por eles nos canais de distribuição, dai a expressão “puxar”. Os distribuidores se encontram na “obrigação” de ter o produto para a venda, assim os fabricantes conseguem “puxar” seus produtos através do canal até os consumidores finais.

Estratégia de empurrar

Essa sem duvidas é a estratégia mais usada, e que tem grande índice de aprovação pelos fabricantes. Consiste em trabalhar a comunicação e promoção dos produtos juntamente com os membros dos canais, criando incentivos para os membros e despertando neles a vontade de oferecer e promover certo produto ao público.

Estratégias de comunicação básicas de empurrar

As estratégias de comunicação usadas pelos fabricantes, juntamente com os canais, podem acontecer de várias formas. Entretanto a maioria pode estar dentro das seis seguintes categorias.

1. Propaganda cooperada:

A forma mais comum de propaganda cooperada é o compartilhamento dos custos meio a meio. Consiste em o fabricante fornecer aos membros dos canais que compram grandes quantidades, uma porcentagem ou até mesmo integralmente valores em dinheiro para que sejam criadas propagandas de seus produtos, através do canal que esta distribuindo. Seja em jornais, radio ou em displays dentro da loja.

Contudo, alguns

Relacionados

  • Estágio Sobre Marketing
    15364 palavras | 62 páginas